Novos gestores do Complexo Hospitalar da UPE tomam posse
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Jucá, participou da cerimônia de posse dos Gestores Executivos das Universidades do Complexo Hospitalar da UPE Prof. Dr. Enio Lustosa Cantarelli. O evento aconteceu nesta quarta-feira (29), no auditório do Pronto-Socorro Cardiológico da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE).
Tomaram posse a professora Benita Spinelli, no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam/ CH/ UPE), a professora Izabel Avelar, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc/ CH/ UPE) e o professor Ricardo Lima, no Procape. Os novos gestores assumiram para o quadriênio 2022/2026.
A posse acontece em meio às comemorações do sucesso do primeiro transplante de coração realizado no Procape, notícia divulgada pelos médicos em entrevista coletiva na tarde de terça-feira (28). O processo de credenciamento da unidade junto à Central de Transplantes teve início em dezembro de 2017, totalizando 5 anos de trabalho na estruturação do Programa de Transplante Cardíaco da unidade de saúde.
O paciente beneficiado foi um homem de 54 anos, portador de miocardiopatia dilatada e morador da cidade do Recife. A captação do órgão foi realizada em um grande hospital da rede pública na região metropolitana. Seu estado de saúde evolui estável e já foi iniciado o protocolo de imunossupressão, devendo fazer a primeira biópsia miocárdica para avaliar o resultado da operação e a aceitação do novo órgão.
“Após 20 horas de trabalho em equipe, que incluíram estratégia, discussão clínica, captação do órgão, cirurgia de transplante cardíaco, finalizamos com sucesso o nosso primeiro transplante de coração. O ingresso do maior hospital de cardiologia das regiões Norte e Nordeste na realização de transplantes é um reconhecimento ao trabalho de excelência realizado no serviço público. Sem contar que somos 100% SUS”, destacou Ricardo Lima.
Para o secretário de CT&I, Fernando Jucá, “A UPE é uma instituição forte, que olha para vida das pessoas, principalmente as mais necessitadas. Juntos, estamos construindo a nova Estratégia de CT&I de Pernambuco para os próximos cinco anos, com a ideia de aproximar ainda mais os atores do sistema de CT&I para uma construção conjunta, participativa e integrada. A UPE, com todo seu alcance no território pernambucano, é nossa grande parceira nesta empreitada, nos próximos 5 anos”, concluiu.