• Parqtel e PCR estudam parceria nas áreas de educação e robótica

    18 junho 2018
    23 Views
    Comments are off for this post

    O Cientista Chefe do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel), Carmelo Filho, esteve reunido na manhã dessa segunda-feira (18/06) com o Diretor Executivo de Tecnologias na Educação da Prefeitura do Recife, Francisco Luiz, para prospectar parcerias entre o município e o parque tecnológico nas áreas de educação e robótica. Também participaram da reunião a equipe técnica do Centro de Gestão do Parqtel.

    A intenção de firmar parceria ocorreu após a realização da 4ª edição do Momento Parqtel, evento periódico organizado pela administração do Parqtel que estimula e dissemina a inovação no setor da Indústria 4.0. Na ocasião, o professor de robótica da Prefeitura do Recife, Jadson Amorim, destacou a ações da gestão municipal no trabalho relacionado à robótica que, desde 2014, vem sendo oficialmente realizado nas escolas e creches municipais.

    A equipe do Parqtel visitou o Centro de Educação, Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade da Prefeitura do Recife (Cetis/PCR) e conheceu os projetos “Robótica na escola” e “Clube de Robótica”, desenvolvidos em escolas da rede municipal de ensino, para estudantes da creche ao 9º ano do Ensino Fundamental.

    Nos próximos dias, a equipe da PCR deverá visitar as instalações do Centro de Gestão do Parqtel para analisar qual melhor forma de parceria, associando as atividades de educação e Robótica da PCR, com a infraestrutura do Parque Tecnológico.

    O Parqtel é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e vem tornando-se referência no desenvolvimento da manufatura avançada no estado. Além de ter uma incubadora, a Inbarcatel, ele oferece serviços focados em prototipação mecânica, prototipação eletrônica, pré-testes de conformidade e treinamento em robótica industrial.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Mais fotos no link abaixo:
    https://photos.app.goo.gl/44R1U4W5pNze8mX88mAIS liN

    Leia Mais
  • Estudantes do Proupe realizam ação na Creche Municipal Mãe Maria Beata

    15 junho 2018
    312 Views
    Comments are off for this post

    De forma lúdica, os alunos da instituição aprenderam a fazer o plantio de mudas em garrafas pet

    Estudantes da Creche Municipal Mãe Maria Beata, de Limoeiro, no Vale do Capibaribe, foram beneficiados com um projeto desenvolvido pela equipe Inova Mundo, formada por oito alunos da Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro (AESL).

    De forma lúdica, a ação ensinou os alunos a plantarem mudas a partir de vasos feitos de garrafas pet, correspondendo a uma iniciativa que faz parte da contrapartida educativa dos universitários selecionados pelo Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE).

    “São ações como esta que nos fazem acreditar no valor e no alcance do PROUPE enquanto política pública”, disse a presidente da comissão local de avaliação (CLA) de Limoeiro, Claúdia Patrícia Silvério da Silva.

    O gestor do programa e gerente de tecnologia da Secti, destacou que o PROUPE, além de beneficiar a formação de futuro professores, estimula ações educativas entre os bolsistas.

    A culminância da ação ocorreu com o plantio das mudas no solo. Com a ajuda dos professores, os alunos aprenderam a retirar suas plantas dos vasos e a replantá-las em uma área disponibilizada pela unidade de ensino.

    Leia Mais
  • Facepe disponibiliza bolsas para pesquisadores atuarem em empresas incubadas no Parqtel

    14 junho 2018
    310 Views
    Comments are off for this post

    O Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel), localizado no Curado, abriu processo seletivo para pesquisadores bolsista atuarem em projetos de tecnologia nas áreas de Ciências da Computação; e Engenharias. São duas vagas para desenvolver atividades em empresas incubadas no parque tecnológico. A bolsa, no valor de R$ 2.200,00, será concedida no regime de dedicação exclusiva, pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe). O candidato deverá enviar currículo atualizado para: parqtel@secti.pe.gov.br  até 08/07/2018 indicando a qual vaga deseja concorrer. 

    Uma vaga será destinada para desenvolver projeto de inovação envolvendo empresa de base tecnológica e Instituto de Inovação para área de Ciências da Computação; Engenharia de Sistemas; Sistema da Informação; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; e áreas afins. O candidato selecionado vai atuar em pesquisa e desenvolvimento de aplicações mobile; pesquisa e aplicação de tecnologias recentes e emergentes para soluções IoT (a Internet das Coisas, do inglês, Internet of Things), como por exemplo: Big Data & Analytics, Inteligência Artificial e computação nas nuvens.

    A segunda vaga será para atuar no desenvolvimento de um novo sistema para controle de um exoesqueleto. O Projeto é de uma Startup, em parceria com a UFPE,  que vem desenvolvendo mecanismo, produzido em impressora 3D, que ajuda na fisioterapia de pacientes que perderam o movimento das mãos, em decorrência de acidente vascular cerebral (AVC), com auxílio de um eletroencefalograma.

    Requisitos da seleção:

    O candidato deverá enviar CV atualizado para: parqtel@secti.pe.gov.br  até 08/07/2018 indicando a qual vaga deseja concorrer.  

    Leia Mais
  • Pernambuco avança na condução de um novo Marco Legal de CT&I

    13 junho 2018
    53 Views
    Comments are off for this post

    Conduzido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o processo de elaboração do novo Marco Legal de CT&I para Pernambuco segue avançando. Nesta quarta-feira (13), foi realizada uma reunião para alinhamento do marco regulatório estadual com representantes da Secti, da Controladoria Geral do Estado (CGE) e do Ministério Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), além da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (FACEPE) e do Porto Digital. A nova legislação tem como objetivo aplicar as especificidades do cenário local e modernizar a gestão da ciência, pesquisa e inovação no estado.

    A secretária Lúcia Melo e o secretário executivo Leonildo Sales apresentaram os principais pontos da legislação estadual proposta, enfocando a adição de novos conceitos e algumas particularidades em relação ao Marco Legal federal. “Essas inclusões e alterações têm relação com a nossa Estratégia de CT&I para Pernambuco, que define a política pública para a área e está sintonizada com os caminhos que o Estado precisa percorrer. Quando forem colocadas em prática, permitirão um avanço muito grande”, reforçou Lúcia, enfatizando o apoio do governador Paulo Câmara em todo o processo.

    O coordenador jurídico do MCTIC, Rafael Ramanho, ressaltou que  um dos pontos mais significativos do Marco Legal é a compreensão do risco tecnológico, o que possibilitará a aprovação de uma prestação de contas mesmo que a pesquisa chegue a resultados adversos desde que tenha sido conduzida de acordo com a proposta. “Nossa intenção foi flexibilizar algumas questões para que o pesquisador possa focar no resultado de suas pesquisas e não ficar tão preocupado com a prestação de contas”, disse.

    Durante a reunião, Ramanho e o diretor de orientação ao gestor e informações estratégicas da CGE, Renato Cirne, discutiram alguns pontos e sugeriram ajustes na redação da lei proposta para uniformizar a informação e facilitar o entendimento entre pessoas da área de CTI e profissionais de outras áreas, como controladores ou auditores. O secretário executivo, Leonildo Sales, informou que a legislação deve ser disponibilizada para consulta pública em breve.

    Entre outras medidas a legislação estadual busca alinhar-se ao marco regulatório nacional, instituído em fevereiro de 2016, além de simplificar processos para celebrar convênios de pesquisa pública, para internacionalizar instituições científicas e tecnológicas e aumentar a interação junto às empresas.

     

     

    Leia Mais
  • PARQTEL SELECIONA BOLSISTA NA ÁREA DE ENGENHARIA QUÍMICA

    12 junho 2018
    62 Views
    Comments are off for this post

    A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), através do programa de concessão de bolsas da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe), abriu seleção para bolsista da área de engenharia química, para atuar no Parqtel. A bolsa tem valor R$ 2.200,00.

    O candidato selecionado deverá atuar no desenvolvimento de projeto de P&D para o setor elétrico, envolvendo Instituto de Inovação e empresa cliente. Além de realizar pesquisa e desenvolvimento de sistema de separação água-óleo através de simulação computacional e experimentos físico-químicos em laboratório. O bolsista deverá ainda elaborar artigos e relatórios técnicos, bem como participar da implantação in-loco, no cliente, do sistema desenvolvido.

    O candidato precisa ter formação em engenharia química ou química com, no mínimo, 2 anos de experiência no mercado de trabalho ou pesquisa acadêmica; possuir experiência em análises físico-químicas e microbiológicas laboratoriais; e língua inglesa de nível intermediário. O interessado deverá encaminhar currículo atualizado para o e-mail: parqtel@sectec.pe.gov.br  até 18/06/2017.

    Leia Mais