O programa Cientista Arretado, lançado em maio pela governadora Raquel Lyra, recebe o aporte total de R$ 10,5 milhões e busca atrair a comunidade acadêmica para fortalecer e ampliar a inovação no setor público. Para este primeiro edital, o Cientista Arretado oferecerá suporte financeiro no valor de R$ 1.052.000,00 para a implementação de um projeto selecionado, garantindo que a solução apresentada possa ser efetivamente aplicada e monitorada. “Com isso, esperamos não só resolver um problema específico, mas também fortalecer a capacidade de resposta do Estado frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela urbanização”, pontua a secretária de CTI, Mauricélia Montenegro.
O Desafios Day é um evento de matchmaking da Usina Pernambucana de Inovação que acontece mensalmente com diferentes desafiadores. Desta vez, a iniciativa vem alinhada ao primeiro edital do programa Cientista Arretado. “Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de discutir soluções e estratégias de mitigação que contribuam para a segurança e sustentabilidade das áreas de risco. Será um espaço para especialistas de diversas áreas proporem iniciativas que abordem a instabilidade das encostas, um problema exacerbado pelo aumento na frequência e intensidade das chuvas, além da urbanização desordenada”, pontua o gerente da Usina, Marcelo Nazário.
A iniciativa visa fomentar a colaboração entre universidades, institutos de pesquisa e órgãos governamentais, criando um ambiente propício para a inovação e desenvolvimento de tecnologias aplicáveis no contexto pernambucano.
Desafios.Day edição Cientista Arretado
Dia: 25/06/2024
Horário: 9h30
Local: Auditório da Secti/PE – R. Vital de Oliveira, 32 – Recife
Inscrições gratuitas: www.sympla.com.br/desafios-day—secretaria-de-desenvolvimento-urbano-e-habilitacao__2510148.