Com investimento da ordem de R$ 6 milhões, máquinas vão quadruplicar a capacidade de processamento de exames de biologia molecular para Covid-19 em Pernambuco
Nesta sexta-feira (28), o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, acompanhou o governador Paulo Câmara, o secretário estadual de Saúde, André Longo, o presidente da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Fernando Jucá, para a entrega dos novos equipamentos que vão ampliar a capacidade de testagens no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).
Foram investidos, por meio da Facepe, R$ 6 milhões na aquisição dos equipamentos e compra de 120 mil testes RT-PCR. A nova estrutura vai permitir o processamento de até 6.000 exames de biologia molecular para Covid-19. A ação vai transformar o serviço de virologia em Pernambuco.
Outra notícia extremamente importante é que a partir da próxima segunda-feira (31), começa a funcionar no interior do estado o primeiro centro de processamento de exames de biologia molecular (RT-PCR) para detecção do vírus da Covid-19. As análises serão feitas no laboratório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e atenderá toda a região.