Secti participa do II Workshop do projeto INNOV-AL Brasil

by Secti Prod
09/12/2019 16:39
456 Views

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), através da Diretora de Políticas e Articulação, Luciana Távora, participa na tarde desta segunda-feira (09/12), na sede do Mistério de Desenvolvimento Regional, em Brasília, do II Workshop do Projeto INNOV-AL Brasil. Távora vai apresentar um balanço das atividades desenvolvidas pela Secti, associadas ao Projeto INNOV-AL Brasil, ao longo dos últimos dois anos. O workshop segue até amanhã (10/12).

O projeto é uma iniciativa da União Europeia, com financiamento da Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DGREGIO) da Comissão Europeia com objetivo de apoiar a disseminação e a troca de experiência e boas práticas das políticas descentralizadas de inovação e de especialização inteligente em nível regional da Europa com o Brasil.

Em 2017 a União Europeia havia selecionado três estados brasileiros, cada qual indicando um setor econômico para estudo de caso: Pará (cacau), Paraná (tecnologia da informação) e Pernambuco (vitivinicultura) e três regiões parceiras na Europa, Polônia, Romênia e Hungria, respectivamente.

No ano passado (2018) Pernambuco esteve presente na missão internacional do projeto que articulou parcerias entre o setor de vitivinicultura do Estado e a região de Tolna County na Hungria (indicada pelo projeto para dialogar com Pernambuco), aproximando Pernambuco e a Hungria, com suas respectivas Instituições de Ciência e Tecnologia, para promover a troca de experiências e boas práticas das políticas de desenvolvimento regional com base em inovação e a cooperação para pesquisas e difusão de tecnologias no setor de vitivinicultura.