Secretário

José Fernando Thomé Jucá

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

O Presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), José Fernando Thomé Jucá, passou a responder pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE). A designação foi publicada no Diário Oficial do Poder Executivo do Estado, do dia 1º de abril de 2022.

Fernando Jucá é Doutor em Geotecnia pelo Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha. Também atua como professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Pesquisador do CNPq, com bolsa de produtividade. Foi criador do Grupo de Pesquisa em Geotecnia Ambiental (GRS/UFPE), onde coordena vários projetos de pesquisa nas áreas de Geotecnia Ambiental, Bioenergia e Tecnologias para Tratamento de Resíduos Sólidos.

No período de 1995 a 1998 foi Presidente do Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (ITEP) e de 2005 a 2010 foi Diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Em 2009 recebeu o Título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico da Academia Brasileira de Ciências por suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento científico do Brasil.

Leonildo da Silva Sales

Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pós-graduado em Gestão Financeira pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). Ingressou no serviço público em fevereiro de 2008 na função de Auditor de Controle Interno da Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), posteriormente, assumindo o cargo de Gerente das Setoriais de Controle Interno.

No período de agosto  a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Secretário Executivo de Planejamento e Gestão (SEPG) na Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa (SEMPE). Anteriormente, atuou como Secretário Executivo de Planejamento e Gestão na Secretaria Estadual de Educação (SEE). Leonildo Sales também foi Secretário Executivo de Administração e Secretário Executivo de Pessoal e Relações Institucionais na Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco (SAD), no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2012.