A Secretaria

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE) desempenha o papel fundamental de formular, fomentar e executar ações da política estadual de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, como fator de evolução social.  De acordo com a Lei Estadual nº 18.139, de 18 de janeiro de 2023, o órgão tem ainda a competência de promover e apoiar ações e atividades de incentivo à ciência, as ações de ensino superior, pesquisa científica e extensão; planejar e executar ações para a criação e consolidação de ambientes e empreendimentos de inovação no Estado.

Formular e desenvolver medidas para ampliação e interiorização da base de competências científicas e tecnológicas do Estado, bem como apoiar as ações de polícia científica e medicina legal; instituir e gerir centros tecnológicos; e promover a educação tecnológica e a radiodifusão pública e de serviços conexos também estão entre as missões da Instituição estadual, que tem a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe) e a Universidade de Pernambuco (UPE) como entidades vinculadas.

Com foco no estímulo à tecnologia e à inovação, a Secti mantém contrato de gestão com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e o Núcleo de Gestão Porto Digital.

Com forte atuação na popularização, educação e sensibilização científica, a Secti/PE é responsável pelo Espaço Ciência, um museu interativo de ciência e tecnologia, localizado entre as cidades de Recife e Olinda. Com áreas para contemplação, lazer e aprendizagem, no equipamento é realizado um conjunto de procedimentos voltados à comunicação da ciência para estudantes, professores e o público em geral.

Além disso, gere também o Parque Tecnológico de Eletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco – Parqtel, um complexo imobiliário planejado para o desenvolvimento empresarial e tecnológico de Pernambuco.