Programa Lócus da Inovação (Lócus)

Sobre

Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, o Programa Lócus da Inovação é uma política pública construída de forma pioneira no país para estimular e apoiar a criação de ambientes de inovação em todo o Estado. Esses ambientes foram formados para oferecer as condições necessárias para que excelentes ideias se tornem projetos, evoluam para produtos e serviços e ganhem o mercado, dinamizando os mais diversos setores produtivos do Estado e, com isso, toda a Economia de Pernambuco.

O programa foi desenhado para atuar de forma setorial e territorial, ou seja, alcançando as diferentes cadeias produtivas presentes no Estado e as várias regiões de desenvolvimento, respeitando vocações, desafios e especificidades de cada atividade e território. Em 2021 foram credenciados 15 ambientes e em 2022, na segunda rodada do edital, mais 15 novos ambientes. Todos nascessem da articulação e parceria entre Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs), empresas localizadas em todas as regiões de desenvolvimento de Pernambuco, além de representantes do terceiro setor e governos municipais. Essa integração garante uma contribuição mais assertiva para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico e da capacidade inovativa de cada região e setor econômico.

Dentre os segmentos econômicos alcançados pelos Lócus da Inovação destacam-se:  Agronegócio, Automotivo, Comércio e Serviços, Confecções, Construção Civil, Eletroeletrônica, Gesso, Indúustria da Transformação, Saúde, Metalmecânica, Tecnologias Sociais, Tecnologias e Setores Estratégicos e Tecnologia da Informação.

O Governo de Pernambuco está investindo neste programa cerca de R$ 6 milhões e como resultado já foram captados mais de 13 milhões em projetos de desenvolvimento científico e tecnológico em todas as regiões de desenvolvimento promovendo novos negócios e geração de oportunidades em Pernambuco por inteiro.

Setores econômicos prioritários

• Saúde;
  • Serviços e Turismo;
  • Sucroenergético;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação.

Cada ambiente de inovação conta com:

• Pesquisador Mentor, responsável pela coordenação e articulação do ambiente de inovação credenciado.
  • Plano de Ação bienal promovendo atividades de integração, formação e pesquisa e desenvolvimento em parceria com as empresas locais.

Os ambientes de inovação credenciados como Lócus têm prioridade na submissão de propostas nos programas de residência tecnológica, de incubação de projetos de inovação tecnológica, entre outros da SECTI e instituições vinculadas que fomentem habitats de inovação no estado.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROGRAMA

MAPA DAS REGIÕES

Programa Lócus

E-mail: locus@secti.pe.gov.br