Forma.AI

Sobre

O Forma.AI é composto, até o momento, por sete sub-programas: Programa de Residências Tecnológicas (Resitec), Programa de Extensão Tecnológica (PET), Programa de Extensão Tecnológica para o governo (PET.GOV), Negócios 4.0, Programa Universidade para todos (PROUNI) e o Programa Universidade para todos em Pernambuco (PROUPE), todos desenvolvidos para atender as necessidades específicas de cada público-alvo. Também são decisivos para reduzir a evasão de profissionais pernambucanos qualificados, garantindo competitividade às diversas cadeias produtivas locais.

O Programa de Capacitação em Habilidade do Futuro – Forma.AI é o maior programa estadual de formação de pessoas para as habilidades de futuro estruturado para aprimorar a qualificação de recursos humanos em diferentes níveis de educação, de forma acelerada e preferencialmente nos segmentos de maior intensidade tecnológica nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias, Matemática e Computação (STEM+C – sigla originada do inglês Science, Technology, Engineering, Mathematics and Computing) que atenda às necessidades do mercado de trabalho, e, ao mesmo tempo, amplie as perspectivas profissionais e possa contribuir para mudanças na estrutura produtiva e social do estado.

O programa atende às metas estabelecidas pela Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação (2017-2022) de Pernambuco que define como prioridades, entre outros pontos, o desenvolvimento de talentos e criatividade, assim como a expansão da economia digital no estado de Pernambuco.

O Formai.AI impulsiona ainda criação e difusão de ambientes de aprendizado estimuladores da produção de ideias e cultura da inovação e empreendedorismo, integrando escolas, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas; o fortalecimento e expansão das atividades de difusão científica e da hipercultura; a aceleração da inovação nas atividades econômicas; e o apoio ao desenvolvimento da inovação inclusiva.

Considerando o potencial de uma rede de instituições de ensino superior com as universidades, autarquias municipais de ensino superior e diversas faculdades e centros universitários parceiros, bem como uma rede com 50 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e quase 400 Escolas de Referência de Ensino Médio (EREMs) distribuídas por todo o estado. O modelo do programa foi pensado para abarcar, com velocidade, a pluralidade de tecnologias habilitadoras exigidas pela Nova Economia, de forma dinâmica e construindo competências e habilidades. O programa será decisivo ainda para reduzir a evasão de profissionais pernambucanos qualificados, garantindo competitividade às diversas cadeias produtivas locais.

Para os estudantes, surge a oportunidade de maior aproximação com empresas e de aprender de forma intensiva com foco nas tecnologias habilitadoras de futuro (inteligência artificial, ciência de dados e analytics, computação em nuvem ou névoa, robótica e automação, manutenção preditiva, realidade aumentada e virtual, energias renováveis, manufatura aditiva, sensores inteligentes, Internet das Coisas, redes 5G e redes ópticas, e Gêmeos Digitais), aumentando significativamente a empregabilidade destes estudantes.

Dados Estatísticos

Até 2022, espera-se beneficiar com o Forma.AI, diretamente, mais de 12 mil pernambucanos, entre estudantes técnicos do ensino médio, de graduação e de pós-graduação, professores de ensino técnico e superior, empreendedores e trabalhadores do setor privado, através dos seus subprogramas e projetos, buscando dar um foco prioritário à questão da ciência reforçando a economia do conhecimento. Estima-se que os projetos alcançarão, indiretamente, mais de 44 mil pessoas.

Número de pessoas beneficiadas e o número previsto para cada subprograma do Forma.AI:

REALIZADO - (acumulado de janeiro de 2021 a junho de 2022)

PROUNI 

1466 

PROUPE

1.207

PET

9.790

PET-GOV

240

RESITEC

40

INOV.EDU

245

Negócios 4.0

793

TOTAL

14.526

PREVISTO - 12.305

PROUNI 

2.000 

PROUPE

PET

7.170

PET-GOV

240

RESITEC

100

INOV.EDU

245

Negócios 4.0

2.550

TOTAL

12.275

Programas

Contato

Forma.AI

Telefone: (81) 3183-5590

Endereço: Rua Vital de Oliveira, nº 32, Bairro do Recife, Recife – PE, Brasil, CEP: 50030-370

Ouvidoria

Acesse a Ouvidoria