Espaços 4.0

Sobre

Os Espaços 4.0 (E4) são centros de inovação localizados em todas Escolas Técnicas Estaduais (ETE) e em diversas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) do Estado de Pernambuco, que contam com um espaço que reúne laboratório maker e laboratório de tecnologias de informação e comunicação. Os centros de inovação contam com equipamentos de última geração, como Impressoras 3D, Scanners 3D, Lasercuts, Kits arduinos de diversos modelos, entre outros. Nos Espaços 4.0, professores e estudantes monitores comandam as ações, que envolvem os eixos de criatividade, empreendedorismo e inovação (CEI) e de habilidades do futuro (HF). Ao todo, foram entregues até junho de 2021, 23 Espaços 4.0, dos quais 21 são em escolas do interior do Estado. Assim, se promove a interiorização dos equipamentos de inovação e o fortalecimento do ensino-aprendizagem baseado em metodologias ativas, de modo que a escola se abre para o ecossistema local, desenvolvendo projetos e parcerias em conjunto.

Podem participar

Os Espaços 4.0 estão abertos à participação da comunidade escolar e do ecossistema local, mediante agendamento com os professores responsáveis pelo equipamento. Em cada escola, 2 professores e 4 estudantes ficam responsáveis pelo E4, orientando o uso dos equipamentos, fortalecendo o desenvolvimento de projetos de inovação, e criando práticas de ensino-aprendizagem que favoreçam a integração e a aprendizagem ativa pelos estudantes.

INOVEDU

Uma parte importante dos Espaço 4.0 é o fomento ao desenvolvimento de projetos de inovação educacional e de inovação na educação básica. Assim, são oferecidas a cada Espaços 4.0 6 bolsas de inovação da FACEPE, sendo 2 para os professores responsáveis pelo E4, e 4 para seus estudantes bolsistas. Para ter acesso às bolsas, os professores devem submeter projeto à FACEPE, que verse sobre a utilização dos espaços, com foco nos eixos de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação (CEI) e habilidades do futuro (HF).

Escolas com E4 Entregues

Destaques importantes