UFPE inaugura Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia

12 março 2019

Com investimento da ordem de R$ 76,5 milhões, oriundo da Petrobras, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inaugurou nesta quarta-feira (12.03) o Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (IPPE). O empreendimento conta com 12 laboratórios e vai abrigar pesquisa, inovação, ensino e extensão nas mais variadas atividades da cadeia produtiva de petróleo, gás e biocombustíveis.

Ocupando uma área de 13 mil m², o IPPE é formado por um bloco de laboratórios de sete pavimentos (12 mil m²), um galpão para instalação de plantas pilotos (830 m²) e um bloco técnico, com 228 m².

As atividades serão integradas ao Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) e irão contar com a atuação de docentes do Centro de Informática (CIn) e do Núcleo Tecnológico do Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

O complexo é o maior investimento da empresa petrolífera em uma universidade e vai atender as necessidades da indústria em pesquisa, recursos técnicos e mão de obra qualificada.

Presente à cerimônia, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluísio Lessa, reforçou os benefícios da ação integrada entre a indústria e a academia: “Esta é mais uma prova de quanto as parcerias beneficiam a todos os atores. O setor passa a contar com um centro de referência para as suas demandas e tem à disposição um espaço moderno para qualificar ainda mais os nossos estudantes. Este é o modelo ideal e esperamos estabelecer mais pontes como essa por todo o estado”, comentou.