Sist-Farma

sistfarmatop

O Empreedimento

O empreendimento consiste em uma unidade de produção e PD&I de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), com capacidade para produzir sete IFAs. A planta será constituída por setores técnicos, como: Unidade Produtiva, Laboratórios de Garantia e Controle de Qualidade (certificados internacionalmente) e um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento associado ao Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica da UFPE. O modelo adotado é baseado em parques tecnológicos sul coreanos, como a unidade da Ulsan Fine Chemical – UFIC e o Daejeon Technopark.

Know how da Equipe

A equipe que integra a proposta possui expertise para gerenciar processos de produção e PD&I compatíveis com padrão internacional de qualidade. Destacamos o recente treinamento da equipe de pesquisadores na Suíça e Coreia do Sul, aperfeiçoando competências tecnológicas para escalonamento de farmoquímicos, com foco na produção e na prestação de serviços especializados para indústria farmoquímica e farmacêutica. A equipe possui experiência para formação de mão-de-obra fabril que deverá ser absorvida pela unidade.

Principais Produtos

• 7 farmoquímicos em regime permanente;
• 3 em regime de campanha (por encomenda);
• Produção de intermediários;
• Produção independente e licenciada de IFA.

Principais Serviços

• Consultoria para desenvolvimento de novas rotas de síntese (Conceptual Design);
• Escalonamento de insumos farmacêuticos ativos;
• Processos de Downstream – purificação e recuperação de insumos farmacêuticos ativos de má́ qualidade para a produção;
• Consultoria para Boas Práticas de fabricação (GMPConsulting);
• Suporte para novos negócios;
• Formação de Recursos Humanos.

Prioridades

Os IFAs selecionados para produção são escolhidos, entre outros fatores, pela maior complexidade tecnológica e alto valor de aquisição para a indústria farmacêutica.

Observatório para Inovação

A equipe realiza constante prospecção de tecnologias e monitoramento do mercado farmacêutico mundial . Além disso, ações de PD&I direcionadas para redução de custos de produção e desenvolvimento de novos produtos, bem como prospecção e elaboração de projetos para captação de recursos.

Rede de Colaboradores

A equipe mantém intenso intercâmbio de conhecimento com importantes centros internacionais de produção e treinamento na Coreia do Sul, Suíça e EUA e uma colaboração com destacadas competências nacionais.

Oportunidade para Investidores

• Viabilidade do empreendimento através das atuais políticas de desenvolvimento produtivo e outros fundos previstos para o setor (FINEP, BNDES, e CNPq);
• Estrutura física associada ao NUPIT, renomado em PD&I farmoquímico;
• Disponibilidade local de mão de obra capacitada;
• Incentivos fiscais no âmbito de programas de desenvolvimento do estado de Pernambuco – PRODEPE.

Parceiros

O SIST-FARMA é resultado de um esforço coletivo para verticalizar a produção de Fármacos e Medicamentos no território brasileiro. O projeto nasceu da inciativa de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco e tem sido responsável por firmar parcerias estratégicas ao longo de sua consolidação. A seguir apresentam-se os principais parceiros do projeto e a função desenvolvida no projeto.

Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica – NUPIT

O NUPIT constitui a principal plataforma tecnológica do Projeto SIST-FARMA. O núcleo é responsável pela formação de mão-de-obra e PD&I envolvida no projeto SIST-FARMA. O NUPIT é composto por um programa de pós-graduação e dois laboratórios associados.

O Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT) reúne 29 pesquisadores (22 docentes permanentes, dos quais mais de 80% são bolsistas de produtividade do CNPq). Este Programa apresenta como Área de Concentração “Fármacos, Medicamentos e Insumos Essenciais para a Saúde” atuando em três Linhas de Pesquisa: i) Desenho, Modelagem Molecular e Preparação de Produtos Bioativos; ii) Desenvolvimento Pré-clínico de Produtos Bioativos; e iii) Território, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde. Apesar do curto tempo de implantação o Programa apresenta 116 alunos inscritos sendo 82 em nível de doutoramento e 34 de mestrado. O Laboratório de Planejamento e Síntese de Fármacos (LPSF) atua na síntese de novas moléculas orgânicas, sendo responsável pela síntese de mais de 500 derivados de interesse para indústria de fármacos e medicamentos. O LPSF também é responsável por uma plataforma analítica com Cromatografia Liquida de Alta Eficiência (CLAE), Cromatografia Gasosa (CG), Difratometria de Raios X (DX), Ressonância Magnética Nuclear (RMN), Espectrometria de Massa (EM), Infravermelho (IV) e Ultravioleta (UV-VIS). O Laboratório de Imunomodulação e Novas Abordagens Terapêuticas (LINAT) desenvolve pesquisas relacionadas à descoberta de novos alvos e abordagens terapêuticas para doenças autoimunes e câncer. Possui o Banco Saúde-Viva, composto de mais de 1000 amostras de DNA, RNA e soro de pacientes, além de 60 linhagens de células tumorais padronizadas de acordo com o National Institute of Health (NIH). É responsável por uma plataforma bioanalítica com competência em análise em Citometria de Fluxo, ELISA, PCR, RT-PCR, Western Blot, Extração de Biomoléculas, Imunohistoquímica, Cultura em 2D e 3D, Genotipagem, ensaios in vitro, ex vivo e in vivo.

Instituto Suely Galdino -ISG

O ISG é uma empresa privada sem fins lucrativos responsável pela gestão do projeto SIST-FARMA. O ISG constitui-se em uma Spin-off do NUPIT. A empresa possui atuação destacada em produção de conhecimento para o setor de Fármacos e Medicamentos. O ISG possui convênios com empresas do setor farmacêutico como a Novartis Biociências S/A e com a Organização PanAmericana de Saúde, entre outras. Atualmente o ISG é responsável pelo desenvolvimento de estudos para a implantação da planta piloto SIST-FARMA, financiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco e a Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI

O Projeto SIST-FARMA encontra-se entre as ações da secretaria para desenvolvimento de setores estratégicos, intensivos em inovação tecnológica. A SECTI compreende a implantação da planta piloto SIST-FARMA como oportunidade para atrair investimentos no setor farmacêutico a partir da produção de insumos farmacêuticos ativos e prestação de serviços especializados. A SECTI também tem apoiado o projeto SIST-FARMA por intermédio da Chamada Pública FACEPE: Estudos para a implantação, no Parque Tecnológico de Fármacos e Biociências – FARMABIO, de uma estrutura para produção de farmoquímicos essenciais ao país e ao Sistema Público de Saúde – SUS.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica – INCT_if

O INCT_if é a maior rede de pesquisadores da área farmacêutica no Brasil. O INCT_if é responsável por fomentar projetos e bolsas para pesquisadores associados ao projeto SIST-FARMA. Destaca-se que em 2015 o INCT_if custeou o treinamento de sete estudantes de doutorado em instituições de pesquisa na Coreia do Sul e na Suíça.

Well Corporation

A WellCorp. é uma empresa coreana com Know How em engenharia de plantas pilotos multipropósitos e processos de síntese de farmoquímicos. A empresa possui colaboração com o Instituto Suely Galdino para internalização de competências de produção de farmoquímicos em território brasileiro. Destaca-se que a WellCorp. já recebeu uma equipe de sete pesquisadores do NUPIT para treinamento em plantas multipropósitos (financiados pelo INCT-if).

Organização do SIST-FARMA

org