Secti firma parceria com a Celpe para a instalação da Escola de Eletricistas em Centro Tecnológico

24 janeiro 2019
300 Views
Comments are off for this post

Ação terá 80 formandos nas áreas de elétrica predial, residencial, de linhas e de redes

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), fechou um acordo de cooperação com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), nesta quinta-feira (24), para a instalação da Escola de Eletricistas da concessionária dentro do Centro Tecnológico do Pajeú, localizado em Serra Talhada.

O objetivo é incentivar a pesquisa para o desenvolvimento de soluções no âmbito de energias renováveis e eficiência energéticas para a melhoria da qualidade dos serviços e dos bens produtivos na região.

A iniciativa ocorreu na sede da Celpe, na Boa Vista. Na ocasião, o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonildo Sales, esteve representando o secretário da pasta, Aluísio Lessa. A partir da ação, se espera oferecer capacitação gratuitamente, além de oportunidade de trabalho na Celpe e no mercado garantindo, assim, a geração de renda através da empregabilidade e o desenvolvimento econômico, social e urbano de Pernambuco.

A expectativa é que, em maio deste ano, 54 alunos estejam formados no curso de eletricista predial e residencial e outros 26 concluam o curso em eletricista de linhas e redes, totalizando 80 estudantes formados.

Centro Tecnológico do Pajeú – Localizado em Serra Talhada, desenvolve ações de fortalecimento ao Arranjo Produtivo da Caprinovinocultura. O CT Pajeú também promove ações de inovação no setor de serviços, do comércio e da construção civil e agora no setor de energias renováveis. As atividades se espalham também pelos municípios de Floresta, Santa Cruz da Baixa Verde, Mirandiba, Carnaíba e São José do Belmonte.