Secretário visita Procape e HUOC

12 abril 2019

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, visitou, na manhã desta sexta-feira (12.04), o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco – Prof. Luiz Tavares (Procape) e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Aluísio checou as instalações, conferiu a rotina e se reuniu com os diretores para receber maiores informações sobre as necessidades dos centros de saúde.

Lessa aproveitou a oportunidade para participar da apresentação da diretoria do Procape à Heart Link, instituição filantrópica estadunidense que milita na causa da cardiopatia congênita. A entidade vai começar a atuar no Brasil e fará visitas a cinco hospitais para formalizar uma parceria. Caso o Procape seja escolhido, será capacitado pela instituição e irá atuar por 10 anos no desenvolvimento de diagnóstico da cardiopatia congênita.

O diretor do hospital, Ricardo Lima, ressaltou a importância de conquistar esta parceria: “Seremos capacitados por profissionais estrangeiros. Nossa equipe médica receberá a visita dos médicos da Heart Link, bem como iremos ao hospital irmão, que é o termo usado na parceria, gerido pela insitituição nos Estados Unidos”, disse.

No HUOC, Aluísio Lessa se encontrou com o superintendente do complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), Gustavo Trindade Filho e a diretora executiva do hospital, Izabel Avelar, para conhecer as dependências e ficar apar das demandas.

A gestora destacou a presença do secretário no Oswaldo Cruz: “A visita do Secretário Aluísio Lessa muito nos orgulha. Ele teve a possibilidade de conhecer os potenciais do Oswaldo Cruz. Discutimos as prioridades institucionais e encontramos nele um grande parceiro para qualificar o hospital, falou.

Aluísio ressaltou a força do complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), que além do Procape e HUOC conta com o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM): “O complexo hospitalar da UPE é estratégico para a saúde de Pernambuco. A universidade presta um excelente serviço de formação de médicos e de atendimento à sociedade. Melhorar a saúde pública é uma missão que nos foi dada pelo Governador Paulo Câmara e estamos saindo daqui com compromissos firmados”, afirmou.