Reitor da UPE é empossado em solenidade na Fcap

11 janeiro 2019

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, participou da solenidade juntamente com o governador de PE, Paulo Câmara

Democracia foi a palavra de destaque desta sexta-feira (11), durante a cerimônia de posse do reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro falcão, e da vice-reitora, Maria do Socorro Mendonça, para o quadriênio 2019-2022. O evento, que aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências da Administração e Direito de Pernambuco (FCAP) na Madalena, contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, e do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que, na ocasião, estiveram acompanhados pelos secretários Fred Amâncio e André Longo, das pastas de Educação e Saúde, respectivamente.

“É de forma integrada e democrática que vamos continuar melhorando a educação de Pernambuco. Fazer universidade pública nos dias atuais é um desafio e nós temos a responsabilidade de garantir uma universidade de qualidade e gratuita para todos”, disse o chefe do executivo, Paulo Câmara, ao destacar que o governo escolheu a Educação para ser o melhor valor dos pernambucanos. “Vimos que em dez anos foi possível transformar o estado tendo a Educação como referência. O norte que queremos é que nossos jovens se preparem para um futuro desafiador”, pontuou ao afirmar que muito ainda precisa ser feito. “Mas estamos fazendo diferente dos outros estados. Fizemos a interiorização da UPE e, nesta nova gestão, vamos continuar nosso trabalho”, finalizou.

“É aproximando a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da comunidade acadêmica que vamos continuar o trabalho. Não vamos reinventar ciência. Vamos lutar por orçamentos que não estão apenas em Pernambuco e, sim, no Governo Federal”, disse Aluísio Lessa, ao destacar que a ideia é fazer mais com menos para não faltar o que é sustentável para incluir os pernambucanos no desenvolvimento do país. Vamos continuar fazendo o trabalho de forma integrada e ouvindo todos. “Como dizia o saudoso Eduardo Campos, vamos pegar no serviço. Vamos interiorizar cada vez mais e com qualidade”, pontuou.

No discurso, o reitor, Pedro Falcão, destacou alguns desafios da nova gestão. “Fomos chapa única e isso aumenta a nossa responsabilidade de dar continuidade ao que começamos. Temos o compromisso de cevar adiante um plano de gestão democrática como forma de assegurar com ética e transparência as decisões, para o crescimento e fortalecimento da comunidade universitária e para o desenvolvimento de Pernambuco, sempre com a participação de todos”. É preciso, portanto, que a Universidade participe efetivamente de um grande projeto de desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável e sustentável. Em sua fala ele agradeceu a todos da equipe e também aos ex-pró-reitores.

A vice-reitora, professora Socorro Cavalcanti, agradeceu a parceira do reitor ao longo desses anos. “Pedro tem sido um grande companheiro de trabalho. E é com grande satisfação que assumo o cargo de vice-reitora da UPE por mais um mandato com orgulho que divido com todas as mulheres da comunidade acadêmica desta Universidade.  Trago a responsabilidade de mais um mandato, mas especialmente o carinho e o reconhecimento de toda a comunidade que nos reelegeu. E assim, reitero que estamos trabalhando em prol de uma Universidade pública, democrática, plural, gratuita e inclusiva”.

Perfis:

Pedro Henrique de Barros Falcão – É Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia. É Professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco. Foi Presidente do Conselho Regional de Biologia – 5° Região. Foi Coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Vice-Diretor e Diretor do Campus Garanhuns e Pró-Reitor Administrativo da UPE. E também, Secretário Executivo de Ciência Tecnologia do Estado de abril a agosto de 2014.

Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti – É farmacêutica-bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Bioquímica pela UFPE e doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Foi Pesquisadora do CNPq. É professora associada com regime de dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco. Foi vice-chefe do departamento de Ciências Fisiológicas, Coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e Diretora do Instituto de Ciências Biológica. Foi vice-coordenadora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, avaliadora do Ministério da Educação e Cultura e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UPE. É Sócia Ordinária da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e do Programa de Biologia Celular e Molecular Aplicada, ambos da UPE. Também docente permanente do doutorado Rede Nordeste de Biotecnologia.

Confira as fotos aqui :