Projeto RIS3-PE: Estratégias de Especialização Inteligente em Territórios Inovadores de Pernambuco

banner-ris3-site

O Projeto RIS3-PE – Estratégias de Especialização Inteligente em Territórios Inovadores Selecionados do Estado de Pernambuco é um piloto para a implementação das RIS3 no Brasil. As Estratégias de Pesquisa e Inovação para a Especialização Inteligente ou RIS3 (em inglês, Research and Innovation Strategies for Smart Specialization) são ferramentas importantes e bastante utilizadas nas políticas de desenvolvimento regional da União Europeia, constituindo-se metodologia de referência para promover mudanças estruturais das economias regionais baseando-se em conhecimento e inovação, inclusive em regiões fora da Europa.

Através do programa Diálogos Setoriais, uma cooperação técnica entre a União Europeia e o Brasil, Pernambuco foi escolhido para desenvolver o projeto por conta de suas reconhecidas competências e potenciais em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O RIS3-PE está alinhado à Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco 2017-2022 (ECT&I-PE 2017-2022), política pública elaborada para orientar o desenvolvimento inteligente e inclusivo do Estado.

band_aid-branco
band_aid-branco botao-ris3-02 band_aid-branco botao-ris3-05 band_aid-branco
band_aid-branco

 

Secti, Ministério da Integração e União Europeia realizam workshop para setores de confecções e TI automotivo

 O Workshop faz parte do RIS3-PE, um projeto que tem como objetivo principal a busca por soluções para o desenvolvimento local, baseado em inovação em setores econômicos selecionados.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Ministério da Integração Nacional e a União Europeia promove, nos dias 26 e 27 de julho, o Workshop para Articulação entre Setores Selecionados para Inovação em Pernambuco. Dois territórios inovadores foram selecionados como exemplos-piloto para a demonstração e adaptação da abordagem RIS3 ao contexto brasileiro: TI-Automotivo e Têxteis-Confecções. Nesses territórios, o RIS3-PE buscará, principalmente, identificar e mobilizar os recursos regionais de CT&I, analisar as necessidades de apoio à inovação em cada setor, aplicar os conceitos de especialização inteligente e descoberta empreendedora.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no banner abaixo. No Workshop, serão discutidos e formulados mecanismos para a promoção da articulação nos setores selecionados. No dia 26 de julho, o workshop acontecerá no Armazém da Criatividade de Caruru (Rodovia BR-104, Km 62 s/n, Nova Caruaru), a partir das 14h, com atores envolvidos no setor de confecções da região do Agreste. Serão debatidos temas como Eficiência nos processos produtivos para alcançar novos mercados (nacional e internacional), Aproximação do potencial científico e tecnológico ao setor de Confecções, incluindo soluções de sustentabilidade ambiental e Potencial cultural, criativo e inclusivo do setor de Confecções.

No dia 27 de julho, a partir das 14h, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Rua Vital de Oliveira – Nº 32 – Bairro do Recife), o workshop reunirá profissionais do setor automotivo/TI para debater o futuro da tecnologia no setor automotivo. Os participantes debaterão sobre Bases para o carro do futuro (sustentável e conectado); Cidade inteligente nos transportes e na mobilidade e Como qualificar e reter talento em Pernambuco para conectar a ciência-indústria no setor Automotivo-TI.

As inscrições podem ser feitas nos banners abaixo: 

botao-ris3-03 botao-ris3-04