Programa Territórios Inovadores

O Programa Territórios Inovadores, sob a coordenação da Secti, tem o objetivo de apoiar a elaboração de políticas e ações para a estruturação, consolidação e fortalecimento dos Territórios Inovadores no Estado de Pernambuco em atendimento a Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco ECT&I-PE (2017-2022). Representa a continuidade e fortalece as ações implementadas pela atual gestão governamental nas diferentes regiões do estado, a exemplo do Programa de Produção e Difusão de Inovações para a Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais do Estado de Pernambuco (PROAPL/BID) executado sob a coordenação da Secti, em especial, no período entre 2015 e 2017.

O Programa possui 3 Eixos de atuação:

  • Difusão de Conhecimento: produção, sistematização e disponibilização de informações sobre os Territórios Inovadores,
  • Governança: fortalecimento da articulação dos atores que compõe os Sistemas Territoriais de Inovação e
  • Inovação e Competitividade: promoção e articulação das ações para o adensamento dos Sistemas Territoriais de Inovação e aumento da competitividade.

Territórios Inovadores são regiões dentro da diversidade territorial estadual onde se encontram conjunto de atores de um sistema de inovação capaz de se articular para a promoção do conhecimento e da inovação naquele território, como descreve a ECT&I-PE. Apresentam, em geral, os elementos básicos para a estruturação ou o fortalecimento de Sistemas Territoriais de Inovação (STI), podem ter foco em determinadas atividades econômicas da base produtiva local ou estarem relacionados à solução de desafios locais, ligados, por exemplo, à qualidade de vida e às transformações sociais. Em Pernambuco foram identificados alguns já em fase de implantação, como é o caso do Vale do São Francisco baseado na fruticultura irrigada, e outros, como os do Agreste do Estado onde se encontram os setores de Laticínios e de Confecção, com grande potencial de desenvolvimento.

Incialmente o Programa visa em especial cinco Territórios Inovadores identificados no interior do estado e parte integrante do Sistema Pernambucano de Inovação:

  • A fruticultura irrigada no Vale do São Francisco,
  • Laticínios no Agreste Meridional,
  • Confecção e Tecnologias Criativas na Região Agreste,
  • Gesso no Sertão do Araripe

Entre os projetos desenvolvidos no âmbito do Programa estão:

Projeto RIS3-PE