Programa Lócus da Inovação (Lócus)

Sobre

Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, o Programa Lócus da Inovação é uma política pública construída de forma inovadora para estimular e apoiar a criação de ambientes de Inovação em todo o Estado. Esses ambientes foram formados para oferecer as condições necessárias para que excelentes ideias se tornem projetos, evoluam para produtos e serviços e ganhem o mercado, dinamizando os mais diversos setores produtivos do Estado e, com isso, toda a Economia de Pernambuco.

O programa foi desenhado para atuar de forma setorial e territorial, ou seja, alcançando as diferentes cadeias produtivas presentes no Estado e as várias regiões de desenvolvimento, respeitando vocações, desafios e especificidades de cada atividade e território. Foi condição fundamental que cada um dos 15 ambientes credenciados no primeiro edital do programa nascesse da articulação e parceria entre Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) e empresas. Essa integração garante uma contribuição mais assertiva para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico e da capacidade inovativa de cada região e setor econômico.

Dentre os segmentos econômicos, foram alcançadas pelos Lócus da Inovação o Agronegócio, Comércio e Serviços, Saúde, Confecções, Gesso, Automotivo, Metalmecânica, Eletroeletrônica e Tecnologia da Informação.

Por essas razões, o Lócus da Inovação é um programa pioneiro no fomento à geração de soluções, fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), desenvolvimento de novos negócios e geração de oportunidades em Pernambuco por inteiro.

O Governo de Pernambuco está investindo R$ 1,5 milhão na promoção do desenvolvimento científico e tecnológico de nove regiões de desenvolvimento contempladas na sua primeira versão.

Setores econômicos prioritários

  • Automotivo;
  • Agronegócios;
  • Laticínios;
  • Gesso;
  • Confecções;
  • Comércio,
  • Serviços e Turismo;
  • Metal-Mecânica;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Eletroeletrônicos;
  • Saúde;
  • Energia Renovável;

Cada ambiente de inovação conta com:

  • Pesquisador Mentor, responsável pela coordenação e articulação do ambiente de inovação credenciado.
  • Plano de ação bienal promovendo atividades de integração, formação e pesquisa e desenvolvimento em parceria com as empresas locais.

Os ambientes de inovação credenciados como Lócus terão prioridade na submissão de propostas nos programas de residência tecnológica, de incubação de projetos de inovação tecnológica, entre outros da Secti e instituições vinculadas que fomentem habitats de inovação no estado.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROGRAMA

MAPA DAS REGIÕES

null
Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Programa Lócus da Inovação (Lócus) tem o objetivo de promover o estímulo e o apoio na criação e consolidação de novos ambientes de inovação em diferentes regiões do estado de Pernambuco. Esses ambientes são formados a partir da articulação e parceria entre Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) e empresas que visam contribuir para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico, e da capacidade inovativa da região em que se encontram e com foco nas vocações econômicas locais.
Inicialmente foram credenciados, através de EDITAL FACEPE 18/2020 – Apoio ao credenciamento de ambientes para inovação em Pernambuco, 15 ambientes de inovação no estado de Pernambuco, denominados de Lócus da Inovação, formados a partir de consórcios entre instituições públicas e privadas.
Os consórcios são liderados por uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação do Estado de Pernambuco (ICT-PE), públicas ou privadas sem fins lucrativos, e a concepção do ambiente de inovação deve ser constituído com no mínimo de três instituições parceiras, sendo estimulada a participação de empresas que executem atividades de pesquisa e desenvolvimento em CT&I.
Os ambientes de inovação atendem preferencialmente, mas não limitado, a uma das 12 Regiões de Desenvolvimento (RD) do estado e um setor econômico prioritário com aderência territorial à RD selecionada. Prioriza-se a distribuição dos Lócus de Inovação em todas as regiões do Estado.

Contato

Programa Lócus

E-mail: locus@secti.pe.gov.br

Endereço: Rua Vital de Oliveira, nº 32, Bairro do Recife, Recife – PE, Brasil, CEP: 50030-370

Ouvidoria

Acesse a Ouvidoria