Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, o Programa Lócus da Inovação é uma política pública construída de forma inovadora para estimular e apoiar a criação de ambientes de Inovação em todo o Estado. Esses ambientes foram formados para oferecer as condições necessárias para que excelentes ideias se tornem projetos, evoluam para produtos e serviços e ganhem o mercado, dinamizando os mais diversos setores produtivos do Estado e, com isso, toda a Economia de Pernambuco.
O programa foi desenhado para atuar de forma setorial e territorial, ou seja, alcançando as diferentes cadeias produtivas presentes no Estado e as várias regiões de desenvolvimento, respeitando vocações, desafios e especificidades de cada atividade e território. Foi condição fundamental que cada um dos 15 ambientes credenciados no primeiro edital do programa nascesse da articulação e parceria entre Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) e empresas. Essa integração garante uma contribuição mais assertiva para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico e da capacidade inovativa de cada região e setor econômico.
Dentre os segmentos econômicos, foram alcançadas pelos Lócus da Inovação o Agronegócio, Comércio e Serviços, Saúde, Confecções, Gesso, Automotivo, Metalmecânica, Eletroeletrônica e Tecnologia da Informação.
Por essas razões, o Lócus da Inovação é um programa pioneiro no fomento à geração de soluções, fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), desenvolvimento de novos negócios e geração de oportunidades em Pernambuco por inteiro.
O Governo de Pernambuco está investindo R$ 1,5 milhão na promoção do desenvolvimento científico e tecnológico de nove regiões de desenvolvimento contempladas na sua primeira versão.