ProAPL – Contrato Banco Interamericano de Desenvolvimento

O desenvolvimento econômico e social de uma região depende de investimentos em suas potencialidades, gerando empregos, pesquisas e inovações. Desta forma a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) junto com o ITEP executam o Programa de Produção e Difusão de Inovações para a Competitividade de Arranjos Produtivos Locais do Estado de Pernambuco (PROAPL).
Realizado via contrato de gestão entre o ITEP e a SECTI, o PROAPL é uma articulação público-privada financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o SEBRAE-PE e o Sistema FIEPE.
Atualmente, o programa trabalha com foco nos Arranjos Produtivos Locais de Confecção, no Agreste Central e Setentrional; Gesso, na região do Araripe; Laticínios no Agreste Central e Meridional e Vitivinicultura, no Sertão do São Francisco. O programa interage com os Centros Tecnológicos, que produzem conhecimento e tecnologia em atendimento às demandas dos APL.

apl_site-1

OBJETIVO

O objetivo do Programa é aumentar a competitividade e produtividade das empresas que integram os Arranjos Produtivos Locais do Estado de Pernambuco, por meio do desenvolvimento de um modelo ambiental e socialmente sustentável, que promova ações para capitalizar as economias de aglomeração territorial e setorial, superar falhas de mercado que persistem na área de desenvolvimento empresarial e internacionalização, e fomentar uma maior capacidade de inovação.

 GOVERNANÇA

GOVERNANca

Conselho Diretor – CDP 

  • Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Secretária de Desenvolvimento Econômico
  • SEBRAE
  • FIEPE/IEL
  • Instituto de Tecnologia de Pernambuco

LINHAS DE AÇÃO

– Governança, gestão e administração do APL;
– Meio ambiente e desenvolvimento social;
– Tecnologia industrial básica – TIB e inovação tecnológica e organizacional;
– Capacitação e assessoria empresarial;
– Logística;
– Prospecção de mercado, comercialização e exportações.