Criado há sete anos pelo Governo do Estado através da Lei nº 14.430/2011, o PROUPE concede bolsas de estudo para alunos egressos de escola pública, bolsistas integrais de escola particular e professores da rede pública de ensino nas Autarquias Municipais sem fins lucrativos, representando uma política pública relevante para o acesso à educação superior e formação de recursos humanos qualificados em Pernambuco.
Com uma estratégia de ciência, tecnologia e inovação para Pernambuco sendo executada, o governador Paulo Câmara sancionou a Lei Estadual nº 16.166/2017, para ajustar o Programa às políticas vigentes. O principal direcionamento recomendado pela SECTI foi priorizar as áreas de STEM+C, ampliando de forma gradativa o percentual de bolsas concedidas nesses cursos. Para os anos de 2018 e 2019, 60% das bolsas concedidas serão destinadas às áreas prioritárias de STEM+C, passando para 70% a partir de 2020, na expectativa de estimular ainda mais o desenvolvimento de talentos qualificados e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado.
Mudanças vinculadas à seleção dos bolsistas foram implementadas, como a adoção do ENEM como critério de seleção, além do desempenho dos concluintes e dos cursos contemplados através do ENADE. As medidas visam monitorar e acompanhar o nível de formação de recursos humanos, buscando fortalecer a política pública através de um ensino de qualidade.