Projeto de Requalificação do Parqtel

O que é um Parque Tecnológico?

Parque tecnológico é um complexo planejado de desenvolvimento empresarial e tecnológico, promotor da cultura de inovação, da competitividade industrial, da capacitação empresarial e da promoção de sinergias em atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação, entre empresas e uma ou mais Instituição Científica e Tecnológica, com ou sem vínculo entre si, de acordo com o Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação – Lei nº 13.243 (link), de 11 de janeiro de 2016.

O que é o Parqtel?

O Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel) busca favorecer o desenvolvimento de um aglomerado de empresas de base tecnológica no estado, especialmente, em manufatura avançada. Criada em 1966 como uma atividade do Governo do Estado, executada pela SECTI, para apoiar o desenvolvimento no setor de eletroeletrônicos, o Parqtel contou com o apoio de indústrias de eletroeletrônica, atualmente denominada Associação dos empresários do Parqtel, e sua área de atuação foi instituída no benefício do Prodepe (decreto nº 19.085, abril de 1996).

Requalificação

Diante da revolução tecnológica em curso no mundo, em que conhecimento e inovação são fatores-chave para o desenvolvimento, a Secti iniciou o processo de requalificação do Parqtel em 2015, visando atender as demandas prioritárias de Pernambuco. Essa reformulação e o novo enfoque do Parque estão alinhados à Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco 2017-2022, elaborada pela Secti para guiar as políticas públicas do setor.

No processo de requalificação, a partir de reuniões da comissão de avaliação integrada por representantes da academia, indústria e governo e posterior validação com uma consultoria especializada, foram definidos os serviços prioritários e a nova rota: a Indústria 4.0.

Nesta etapa de revisão, também foi inserido o conceito de parque tecnológico aberto, visando uma adaptação às tendências mundiais e necessidade de ter sinergia e interiorização das atividades. Com isso, os integrantes não necessitam instalar-se fisicamente na área do Parqtel para adquirir os benefícios de seus processos e serviços, sendo necessário apenas ter sede no estado.  

iniciativas-em-andamento

iniciativas-em-andamento

Programa Incubadora Parqtel de Projetos de Inovação Tecnológica (Inbarcatel) 

O Inbarcatel é o programa de incubação de projetos do Parqtel que visa apoiar o sistema setorial de inovação em manufatura avançada, através de projetos multi-institucionais, e o desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras. A intenção é que 10 projetos envolvendo academia e a indústria estejam incubados até 2018.

Entre os benefícios dos incubados estão a priorização no acesso aos laboratórios do CMA, sala de reunião, segurança patrimonial, área de serviços, como banheiros e copas, estacionamento, acesso à Rede Mundial de Computadores, apoio no desenvolvimento do projeto, ambiente inovador e de cooperação entre instituições e isenção de participação em Propriedade Intelectual pelo Governo.

Centro de Pesquisa e Inovação em Manufatura Avançada (CMA-Parqtel)

O CMA tem como objetivo prover serviços tecnológicos de prototipação e teste que possibilitem a criação de novos produtos e processos para demandantes destes serviços, em geral, indústrias e  instituições científicas e tecnológicas de Pernambuco e do Nordeste.

Em sua estrutura, oferece os serviços de prototipação de placas de circuitos eletrônicos com até quatro camadas, geração de protótipos mecânicos por métodos de usinagem e por manufatura aditiva (Impressão 3D), pré-testes de conformidade para atendimentos de normas técnicas, treinamento, desenvolvimento em robótica e processos industriais com demonstração de potenciais aplicações.

Laboratórios integrados:

  • Laboratório de Sistema Embarcados (LSE): prover o serviço de prototipação de PCI com até 4 camadas e acabamento profissional
  • Laboratório de Prototipagem Mecânica Rápida (LPM): Prover serviços de usinagem e manufatura aditiva para desenvolvimento de moldes e peças. Parte do Laboratório já está em funcionamento. Interessados em mais informações podem clicar aqui (https://goo.gl/aYP428)
  • Laboratório de Conformidade e Compatibilidade (LCC): Prover serviços de pré-teste de conformidade
  • Laboratório de Robótica Aplicada (LRA): Prover infraestrutura para desenvolvimento de processos e treinamento de recursos humanos em robótica industrial

Infraestrutura

O Parqtel conta com uma sede, o Centro de Gestão Técnica e Administrativa (CGTA), que ocupa uma área de aproximadamente 1.956 m2, construída em um terreno de 7.135 m2, e inaugurada em 2012. A sede do CGTA é composta por salas de trabalho e reunião, sala de servidor com conexão à Internet, ambientes de serviço (banheiros e copa), guarita com vigilância patrimonial 24 horas por dia e sistema com 24 câmeras de vigilância, além do ambiente para os projetos incubados.  

parq3 parq4 parq2

Localização

Localizado em uma área nobre para indústrias e estratégica da Região Metropolitana do Recife,  já que está no Recife e na proximidade de três rodovias federais (BR 408, BR 232 e BR 101), o Parqtel ocupa uma área aproximada de 280.000m². Está próximo ao campus da Universidade Fedemapral de Pernambuco (UFPE), campus avançado da Universidade de Pernambuco (IIT-UPE), do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), do Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN) e do Instituto de Tecnologia do Estado de Pernambuco (ITEP).

Rua Ministro Mário Andreaza, s/n – Várzea – Recife / PE – CEP: 50.950-050

ÁREA do Parqtel: 28 hectares

ÁREA do Terreno CGTA: 7.135,55 m²

Área Total Construída CGTA: 1.956,68 m²

 

 Contato Parqtel

Recepção / Secretaria: (81) 3183.5605
E-mail: parqtel@secti.pe.gov.br
Carmelo Filho  (Cientista-chefe):
carmelo.filho@secti.pe.gov.br
Fernanda Muniz (Gestora Técnica):
fernanda.omuniz@secti.pe.gov.br

 

Projetos

Convênio Parqtel – FINEP

FORTAL PE

Concedente: FINEP
Vigência: até 11/2017
Objetivo:
FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL DO PARQUE TECNOLÓGICO DE ELETRO-ELETRÔNICA DE PE- PARQTEL
Valor Total: R$ 4.830.614,76, sendo R$ 3.800.805,00 aporte da FINEP

stats

Este empreendimento conta com o apoio financeiro: financeiro