Jornada de Iniciação Científica comemora 30 anos de criação da FACEPE

27 junho 2019
175 Views
Comments are off for this post

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (FACEPE), órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realiza entre os dias 02 até 05 de julho, a 23ª Jornada de Iniciação Científica. Com o tema “Facepe: 30 anos consolidando o futuro de Pernambuco”, o evento comemora o desenvolvimento e consolidação da Ciência, Tecnologia e Inovação do estado. A iniciativa acontece das 08h às 18h, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), da UFPE.

Nos últimos 30 anos, a FACEPE investiu mais de R$ 700 milhões com recursos estaduais em atividades de pesquisa básica e aplicada, além da formação de recursos humanos de alto nível em todas as áreas do conhecimento. Apenas em relação à Iniciação Científica, foram apoiados 7 mil alunos de graduação, o que representa 28,5% da quantidade de bolsas do período.

Nesta 23ª Jornada, teremos mais de 450 trabalhos de iniciação científica sendo desenvolvidos em 15 instituições de todo o estado, uma demonstração da força do Programa, tanto em relação à quantidade de trabalhos quanto na capilaridade institucional no sistema estadual de CT&I.

A programação e distribuição de salas dos participantes na jornada PIBIC 2019 (Não serão permitidas alterações de dias ou horários das apresentações), confira: https://bit.ly/2WY5lhH

Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista: Vem no intuito de incentivar os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FACEPE que se destacaram durante a Jornada em relação à relevância e à qualidade do trabalho de pesquisa desenvolvido, é concedido pela FACEPE, láurea instituída em 1997 em reconhecimento a um dos mais importantes cientistas de Pernambuco pela sua imensa contribuição à ciência brasileira, falecido em 2013.

A iniciação científica, por ser o início natural da trajetória em CT&I de todo pesquisador, acaba por mobilizar toda a comunidade científica. Assim, este evento é a melhor oportunidade para docentes e discentes interagirem e mostrarem ao público em geral o resultado de trabalhos de grande importância para Pernambuco. O prêmio consiste em auxílio financeiro para custear a participação do bolsista (passagem aérea, inscrição e diárias) em um congresso nacional de cunho científico e cultural na área do conhecimento do trabalho apresentado.

Serão premiados os 2 melhores em cada das seguintes áreas do conhecimento:

– Ciências Agrárias;

– Ciências Biológicas;

– Ciências da Saúde;

– Ciências Exatas;

– Ciências Humanas, Sociais Aplicadas,

Linguística, Letras e Arte; e

– Engenharias.

Confira a ordem das apresentações e horários: