IV MOMENTO PARQTEL DESTACA INOVAÇÃO, TECNOLOGIA, ROBÓTICA E EDUCAÇÃO

8 maio 2018

EVENTO ACONTECEU NO CURADO E CONTOU COM REPRESENTANTES DE DIVERSOS SEGMENTOS

Com o intuito de estimular e disseminar conhecimento, dando visibilidade para área de inovação e Indústria 4.0, o Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel) realizou, nesta terça-feira (8), o IV Momento Parqtel. O evento aconteceu na sede do Parqtel, no Curado, e teve como público-alvo empresas e indústrias de tecnologia, além de institutos de ciência e tecnologia, startups e universidades.

Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de assistir algumas palestras, entre elas, a de Alexandre Maciel, da Universidade de Pernambuco, que falou sobre o novo Instituto de Inovação Tecnológica (IIT), destacando que o instituto funcionará no Parqtel em uma área de 28 hectares. No espaço irá funcionar oito laboratórios de pesquisas. São eles: Manufatura Avançada, Energias Renováveis, Biotecnologia, Construtivos, Optoeletrônica, Sistema Ciber-físicos, Ciência de Dados e Telemática e Visão Computacional. A sua potencialidade será de 25 pesquisadores, cinco produtividades CNPq, 11 grupos de pesquisa, 13 patentes e 11 softwares.

O Projeto de criação de uma Rede de Incubadoras foi apresentado pelo coordenador de incubação do Parqtel, Fellipe Sabat, que destacou como principal benefício da rede o uso compartilhado dos equipamentos das principais incubadoras situadas em Pernambuco. “Projetos incubados no Itep, por exemplo, poderão utilizar os equipamentos de manufatura avançada instalados no Parqtel e vice-versa”, explicou.

2018_05_08-iv_momento_parqtel-web-5No mesmo evento a prefeitura do Recife destacou o trabalho relacionado a robótica que, desde 2014, vem sendo oficialmente realizado nas escolas e creches municipais. Na ocasião, o professor de robótica, Jadson Amorim, destacou que, hoje, o estudante que pratica a robótica gosta de ficar na escola. “O aluno está mais feliz e participativo. Hoje ele faz questão de ir para escola aprender. E isso é gratificante porque sabemos que o ajudamos a construir o seu próprio espaço. Um espaço onde ele tem a oportunidade de construir algo por vontade própria, onde ele pode explorar seu estilo de aprendizagem”, disse. Ao destacar que com o uso da robótica, o estudante pode, inclusive, aprender a trabalhar em equipe e buscar soluções para os problemas do mundo real.

Parqtel – Vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vem tornando-se referência no desenvolvimento da manufatura avançada no estado. Além de ter uma incubadora, a Inbarcatel, ele oferece serviços focados em prototipação mecânica, prototipação eletrônica, pré-testes de conformidade e treinamento em robótica industrial.