Governo de Pernambuco lança edição 2019 do programa PE no Campus

14 janeiro 2019

Foto: Aurino Rosendo

Para seguir auxiliando a jornada de estudantes que ingressam no ensino superior, o governador Paulo Câmara lançou, na manhã desta segunda-feira (14), no Palácio do Campo das Princesas, a edição 2019 do Programa PE no Campus. Iniciativa da Secretaria Estadual de Educação, o programa conta com o apoio de outras pastas, como a de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que teve o secretário Aluísio Lessa presente ao evento.

Para este ano, o PE no Campus vai destinar apoio financeiro a mil estudantes de baixa renda, que estão distantes a pelo menos 50 quilômetros de suas cidades de origem, aprovados pelo Exame Nacional Ensino Médio (Enem), com 900 vagas, e pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA), 100 vagas. O aporte aos estudantes é de dois anos, sendo um valor mensal de R$ 950, no primeiro ano, e R$ 400, no segundo.

Ciente da importância da educação para vida das pessoas e do fortalecimento do Enem para a democratização do ensino superior, Paulo Câmara citou os esforços do Governo do Estado que colocam Pernambuco com a melhor educação pública do Brasil:  “No nosso primeiro ano de gestão, apenas 40% das vagas nas universidades públicas de Pernambuco eram preenchidas com base na nota do Enem e, em um ano, fizemos com que 70% das vagas adotassem este critério. Estamos oferecendo uma educação que garanta a todos oportunidades iguais, buscando melhorar cada vez mais. Pernambuco é único estado que vem aumentando suas notas no IDEB desde que o índice foi criado. O nosso lema é contribuir para melhorar a vida do povo, por um estado cada vez melhor para se viver”, declarou.

O secretário Aluísio Lessa afirmou que o PE no Campus é um programa essencial, e destacou que a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) vai estar integrada com a secretaria de Educação para reforçar o apoio aos alunos: “É de suma importância ajudar estudantes das escolas públicas estaduais aprovados no Enem e no seriado da UPE com essas bolsas para se manterem longe de suas casas. Vamos trabalhar de forma integrada, através das escolas técnicas estaduais, e com as escolas de referência, junto à secretaria de Educação para beneficiar ainda mais os estudantes”, afirmou.