Governo de Pernambuco e FioCruz celebram Protocolo de Intenções

8 novembro 2018
96 Views
Comments are off for this post

Considerando a importância de novas parcerias para o desenvolvimento de inciativas na área de saúde e desenvolvimento social de Pernambuco, o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), celebra um Protocolo de Intenções com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A medida, que aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, nesta quinta-feira (08), contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo.

O objetivo é instituir cooperação técnico-científica entre os participantes para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento tecnológico, compartilhamento a disseminação de informações técnico-científicas, por meio da Fiocruz e o Governo de Pernambuco, através da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe).

O primeiro convênio, já em execução, foi celebrado com o objetivo de implantar o Programa de Excelência em Pesquisa – Proep para o apoiar atividades de pesquisa científica na unidade da Fiocruz em Pernambuco (Instituto Aggeu Magalhães /IAM).

Já o segundo convênio, em estágio de celebração, buscará implantar o Programa de Inovação INOVA, no Aggeu Magalhães, iniciativa voltada a apoiar financeiramente projetos com possibilidades de geração de produtos, processos e serviços, favorecendo a inovação em saúde no estado.

A iniciativa prevê também a eventual cessão, requisição e demais modalidades de transferência de recursos humanos, envolvendo servidores do estado para trabalhar na FIOCRUZ e vice-versa. A celebração consolida uma parceria que já traz resultados significativos para Pernambuco, a exemplo do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).