Fórum Nacional do CONFAP debate importância da valorização das fundações estaduais de amparo à pesquisa

7 junho 2019
163 Views
Comments are off for this post

Nesta quinta-feira (06.06), João Pessoa (PB) deu início às atividades do Fórum Nacional Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Até a Sexta-feira (07.06), o evento debate a importância das instituições e aborda diversos temas no campo da Ciência Tecnologia e Inovação.

Na condição de presidente interino da FACEPE, o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia Aluísio Lessa – que também é membro da diretoria do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) – representou a instituição na rodada de debates do CONFAP.

“Na última reunião do CONSECTI, elaboramos a Carta de Porto Alegre, em que a instituição declara apoio ao Astronauta Marcos Pontes na busca de recursos junto à União para que o conhecimento científico não seja afetado pela falta de verbas”, declarou Aluísio.

“Proponho que o CONFAP – assim como fez o fez o CONSECTI na última reunião, em 25 de maio, em Porto Alegre – articular um documento para fortalecer a política nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação na busca por recursos da União para os 27 estados em favor da pesquisa, das Bolsas Científicas e da inovação. Não podemos deixar que a falta de orçamento e seu contingenciamento descarte todo o esforço em favor da Ciência, Tecnologia e do conhecimento, conquistados por meio das pesquisas e da produção científica”, concluiu o secretário.