FÉRIAS NO ESPAÇO CIÊNCIA

29 junho 2018
150 Views
Comments are off for this post

 

Em quase 20 atividades diferentes, visitantes podem unir diversão e Ciência no mês de julho

 

Tem início a partir desta segunda (02), a programação de Férias no Espaço Ciência. Entre quase vinte oficinas e atividades diferentes, o destaque é a recém inaugurada exposição “Aedes: que mosquito é esse?”. A mostra, que de forma lúdica e com uma alta tecnologia explora vários aspectos das arboviroses e de seu transmissor, é uma iniciativa do Museu da Vida/Fiocruz e da farmacêutica Sanofi que chega pela segunda vez ao Espaço Ciência, diretoria ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Durante todo o mês, a meninada pode aprender brincando e se divertindo. Além disso, os visitantes podem aproveitar as atrações permanentes: trilha ecológica, passeio de barco, exposições e dezenas de experimentos interativos.

Para quem gosta de matemática e raciocínio lógico, a dica é conhecer o Tangram e o Mundo dos Pentaminós. Em ambos, é possível montar formas e desenhos a partir de figuras geométricas, unindo raciocínio lógico e criatividade. Já quem prefere a Tecnologia, pode se aventurar em oficinas de robótica ou de introdução à programação.

Um pouco de física e da história da aviação pode ser aprendido com a confecção de pipas em forma de aviões. E que tal conhecer melhor a estrutura química da água e suas interações a partir da construção de bolhas de sabão gigantes?

A meninada também pode se transformar em investigador e pesquisador e procurar insetos e réplicas de fósseis de espécies botânicas pelo Museu, aprendendo um pouquinho sobre Paleobotânica e Entomologia. Pode, ainda, construir modelos de DNA com jujubas, palitos e arames e entender melhor sobre aquilo que nos torna únicos.

Outra dica é entender um pouco sobre as cores das plantas e a fotossíntese a partir da extração e observação de pigmentos. Ou construir bloquinhos usando papelão reciclado e pequenas hortas em garrafas pet.

Há também as disputas. No Vôlei do conhecimento, um divertido Quiz une ciência e esporte; na Pescaria Científica, a meninada pode pescar desafios no espelho d’água; e no Racha Cuca, a competição envolve curiosidades de Química e Matemática.

ATRAÇÕES PERMANENTES – Além das oficinas, os visitantes podem se divertir com as atrações permanentes do Museu: Trilha Ecológica, Trilha das Descobertas, passeios de barco, planetário e dezenas de experimentos. Pode também conferir as exposições “História Química da Humanidade”, “Nanoexplora”, “Revolução dos Bichos”, “Minha Casa tem Ciência?”, “Sala Maluca”, “Jogos e Acasos” e a recém inaugurada “Aedes: que mosquito é esse?”.

O Espaço Ciência é um Museu Interativo vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco. Fica no Parque Memorial Arcoverde, entre Recife e Olinda, e funciona, de forma gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h e nos fins de semana, de 13:30h às 17h. Para participar das oficinas, não é necessário inscrição. Basta chegar um pouco mais cedo e pegar uma senha na Recepção do Museu. Confira as oficinas e faixa etária:

  1. Mundo dos Pentaminós (a partir de 10 anos)
  2. Aprendendo a Voar (a partir de 6 anos)
  3. Bloquinho Criativo com Papelão (a partir de 7 anos)
  4. Montando Robô (a partir de 8 anos)
  5. Bolhas de Sabão Gigantes (todas as idades)
  6. Extraindo Pigmento das Plantas (todas as idades)
  7. Vida de Inseto (todas as idades)
  8. Vôlei do Conhecimento (7 a 14 anos)
  9. Lançamento de Foguetes (a partir de 7 anos)
  10. Recriando Modelos de DNA com Jujubas (10 a 14 anos)
  11. Paleobotânica: Caça aos Fitofósseis (todas as idades)
  12. Pescaria Científica (7 a 13 anos)
  13. Fazendo Imagens (todas as idades)
  14. Contação de História: O Pequeno Príncipe (todas as idades)
  15. Racha Cuca (a partir de 7 anos)
  16. Magia da Programação (Fundamental II e Ensino Médio)
  17. Introdução a Programação (10 a 14 anos)
  18. Horta na Pet (todas as idades)
  19. Formas do Tangram (10 a 14 anos)