Espaço Ciência participa da Semana dos Museus

14 maio 2019
64 Views
Comments are off for this post

O Espaço Ciência está participando da Semana dos Museus que, este ano, celebra o tema: “Museus como núcleos culturais – o futuro das tradições”. O evento é nacional. Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes. A programação antecipa as comemorações do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio.

No Espaço Ciência, além da visita mediada às atrações permanentes, haverá duas atividades especiais: uma oficina de percussão com o Maracatu Real da Várzea, na terça e quinta (14 e 16), pela manhã; e a oficina “Revivendo o Movimento Armorial”, na terça, quinta e sexta (14, 16 e 17), à tarde.

Outro destaque é a parceria com o Universo Compesa. Trata-se de um ambiente digital interativo, que combina informação e recursos tecnológicos para apresentar a história da gestão dos recursos hídricos e de saneamento no estado. A parceria entre os dois museus, que já aconteceu no ano passado, volta a ocorrer este ano: na segunda e terça (13 e 14), nos dois horários, sairá ônibus do Espaço Ciência com as escolas que quiserem visitar o Universo Compesa.

Para Antonio Carlos Pavão, diretor  do Espaço Ciência, o fato de um museu ser dedicado ao conhecimento científico não exclui a importância da tradição. “Pelo contrário. O conhecimento ancestral de muitos povos foi fundamental para o desenvolvimento da Ciência”, diz.