Escolas de Aplicação da UPE são destaque no Idepe 2017

29 junho 2018

As Escolas de Aplicação da Universidade de Pernambuco (UPE) no Recife (Escola do Recife), em Garanhuns e em Petrolina foram destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) no ano de 2017. Para marcar o feito, o governador do Estado, Paulo Câmara, comandou solenidade, ontem (28/06) no Palácio do Campo das Princesas, quando agraciou municípios, escolas e gerências regionais que obtiveram os melhores resultados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Com nota média de 4.5 no Idepe para 2017, Pernambuco ultrapassou a média de 3.5 do índice nacional (Ideb).

“Atingimos 4.5, uma nota que nunca nenhum Estado brasileiro havia tirado. Isso é fruto de um trabalho de gestores, de professores, de alunos, de toda a comunidade escolar e de todos nós que fazemos o Governo de Pernambuco. Já são 11 anos trabalhando na construção dessa agenda do futuro, desde que o ex-governador Eduardo Campos assumiu. Saímos das últimas colocações para ser a melhor do Brasil. Então, a gente sabe que ainda tem muito a ser feito na Educação, mas que o caminho que vem sendo trilhado é o caminho certo. Esse trabalho vai continuar sendo feito”, destacou o governador, completando: “Todos esses resultados refletem o espírito e o compromisso que a gente vem mantendo para garantir um futuro melhor para as futuras gerações de pernambucanos”.

O Reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, comemorou os resultados e destacou o trabalho pedagógico que é realizado nas Escolas de Aplicação da UPE. “A qualidade das escolas de aplicação da Universidade de Pernambuco deve-se, em parte, a realização de projetos pedagógicos inovadores, entre os quais o estímulo a leitura e o desenvolvimento de novas metodologias de ensino. A execução desse trabalho tem sido apoiada pelos cursos de licenciaturas oferecidos pela Universidade através dos estágios, monitoria e experiências de pesquisa aplicadas junto às escolas, contribuindo com a melhoria da formação dos jovens do Estado de Pernambuco”, explicou.

IDEPE – Os resultados do IDEPE são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma importante ferramenta para a gestão escolar. Realizado anualmente, o ranking acompanha o desempenho da educação pública no Estado e considera dois critérios, os mesmos usados para o cálculo do índice nacional (IDEB). São eles: fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio.

Premiados na Rede de Escolas Parceiras:

Escolas Parceiras (Anos Finais do Ensino Fundamental)

1º Lugar: Escola de Aplicação do Recife – UPE (IDEPE 7,94)

2º Lugar: Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra – UPE – Garanhuns (IDEPE 7,25)

3º Lugar: Escola de Aplicação do Profª Vande de Souza Ferreira – UPE – Petrolina (IDEPE 6,89)

Escolas Parceiras (Ensino Médio)

1º Lugar: Escola de Aplicação do Recife – UPE (IDEPE 7,37)

2º Lugar: Colégio da Polícia Militar de Petrolina, anexo 1 (IDEPE 6,45)

3º Lugar: Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra – UPE – Garanhuns (IDEPE 6,43)