Encontro debate uso da Tecnologia da Informação na prevenção de desastres em encostas

5 agosto 2019

Iniciativa da Facepe faz parte das novas ações da fundação que visa priorizar
recursos em pesquisas a favor da sociedade

Na próxima quarta-feira (07), a Fundação de Amparo a Ciência de Pernambuco (Facepe), órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realiza um encontro para debater o uso da Tecnologia da Informação – TI na prevenção de desastres em encostas. Na ocasião, o secretário da pasta, Aluísio Lessa, fará a abertura do evento que, além do presidente da Facepe, Fernando Jucá, também contará com os seguintes palestrantes: Roberto Coutinho, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Silvio Meira, cientista chefe do CESAR e Alexandre Gusmão, professor da Universidade de Pernambuco (UPE). O evento é fechado para entidades ligadas ao tema.

A palestra, que tem o seguinte tema central: Tecnologia de Informação e Gestão de Riscos Aplicadas a Redução de Desastres em Encostas Urbanas, acontece na sede da Facepe, localizada na Madalena, às 15h30. O evento tem como objetivo debater o uso da tecnologia da informação e gestão de risco aplicadas a redução de desastres em encostas naturais.

Segundo Jucá, a iniciativa faz parte da atual política da Facepe que visa identificar competências nos centros de estudos e, assim, colocar os laboratórios do órgão a favor da sociedade. “Sabia que em Recife 500 mil pessoas moram em área de encostas ou morros? Esse número chega a 700 mil pessoas quando fazemos referência a Região Metropolitana do Recife”, afirmou ele, ao destacar que, essa preocupação vem à tona quando a cidade tem chuvas acima da média e, consequentemente, sérios problemas nas encostas perdendo a resistência do solo o que leva a ruptura das encostas ocupadas. “O processo altera a geometria e é exatamente isso que ocasiona os deslizamentos provocando os acidentes graves ou com vítimas”, destaca ele, ao informar que, Recife e Olinda contabilizaram juntos mais de 20 mortes, consequência das últimas chuvas que caíram nos municípios.

Roberto Coutinho explicou que a palestra terá como tema central os aspectos de preservação. “Vamos destacar ações estruturais, no que se refere as obras realizadas no entorno das encostas e, também, ações não estruturais a exemplo da educação da população. Acredito, inclusive, que colocar a população como corresponsável é fundamental para o planejamento urbano”, disse.

Segundo ele, é importante que a sociedade conte com o trabalho conjunto dos governantes nas esferas municipais, estaduais e federal. “Entre outros fatores, para que a gente chegue em um nível de excelência em relação as encostas, é importante integrar, por exemplo, o trabalho dos agentes de saúde a ação para que eles levem panfletos educativo para a população, é preciso, também, que a gente reconheça o pessoal que atua na carreira da defesa civil porque enxergar eles como enxergamos é diminuir a importância que eles têm. Hoje eles são vistos como técnicos”, pontuou Coutinho, ao informar que, é importante ter uma base de conhecimento no que se refere ao que diz respeito ao que chamamos de novas tecnologias. “Com o uso da tecnologia é possível ter acesso a uma base de conhecimento maior. A informação chega mais rápida e a interação entre os governos é possível chegar em uma velocidade menor”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO:

15h30 – Abertura

15:40 – Palestra do Dr. Silvio Meira – Professor associado da FGV, Professor emérito do CIn, Cientista do CESAR, Conselho de Administração do Porto Digital

16:10 – Palestra do Dr. Roberto Coutinho – Professor titular da UFPE, com atuação nacional na análise e gestão de risco em encostas ocupadas e redução de desastres naturais e induzidos.

16:40 – Coordenador de debates: Dr. Alexandre Gusmão – Professor UPE.

PÚBLICO ALVO:

Governo do Estado: FIDEM, Secretaria de Planejamento/Plano Diretor, APAC – Agencia Pernambucana de Águas e Clima, Defesa Civil Estadual.

Prefeituras: Representantes da Secretaria de Planejamento / Obras e da Defesa Civil.

Municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Olinda, Paulista, Camaragibe, Abreu e Lima

SERVIÇO:

DATA: 07/08/2019

HORA: 15h30

LOCAL: FACEPE: Rua Benfica, 150 |Madalena| Recife.