Ciência, Tecnologia e Inovação nas bases do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste

16 abril 2019

O superintendente da Sudene, Mário Gordilho, esteve no Palácio do Campo das Princesas, na tarde desta segunda-feira (15.04), para apresentar o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) ao governador Paulo Câmara e alguns secretários, dentre eles o da pasta de Ciência Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa. O documento está em fase final de elaboração e o dirigente aproveitou a oportunidade para colher informações dos representantes do Governo de Pernambuco sobre as demandas do estado, que devem ser inclusas no plano.

Destacando a necessidade desta interação, Gordilho explicou que o PRDNE reúne todas as informações voltadas aos estados nordestinos e abastece o Plano Plurianual do Governo Federal: “A base da nossa conversa é pedir o apoio aos governadores para que a gente consiga montar um plano que efetivamente seja dos Estados para a União”, disse.

De acordo com superintendente, o Plano Regional está dividido em seis eixos estratégicos: Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Econômico; Educação; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Desenvolvimento Social; e Governança Institucional e Financiamento.

Diretamente envolvido com o PRDNE, o secretário Aluísio Lessa enfatizou a necessidade da União estimular a interiorização do desenvolvimento através da inovação: “É muito importante que o Governo Federal esteja disposto a sentar à mesa conosco para captar as nossas necessidades. No campo da Ciência, Tecnologia e Inovação, temos a interiorização como uma das nossas bandeiras e já estamos trabalhando nesta frente na SECTI. Havendo uma sintonia entre o público, Governo do Estado, e o privado, aliado ao incentivo da União, o povo do interior vai ser beneficiado”, declarou.

Além de Aluísio, os secretários Antônio Figueira (Assessoria Especial), Nilton Mota (Casa Civil) e Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão)  participaram do encontro.