CBN Recife | Aluísio Lessa participa na próxima quarta-feira (20) de reunião do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de C,T&I com o Ministro Marcos Pontes

13 fevereiro 2019
98 Views
Comments are off for this post

Em entrevista para a rádio CBN Recife, Aluísio Lessa destacou ainda papel do Marco Legal de C,T&I para desburocratizar e promover parcerias para grandes avanços

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, concedeu entrevista para CBN, na tarde desta quarta-feira (13), à comunicadora Clarissa Góes, para falar da reunião do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, marcada para a próxima quarta-feira (20), em Brasília-DF, que vai contar com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o astronauta Marcos Pontes. Aluísio falou da expectativa para o encontro com o ministro e também comentou sobre quais serão os rumos da sua gestão na Secti. Destacou ainda a importância do Marco Legal de C,T&I para o setor em âmbito nacional e estadual.

Exaltando o potencial do Estado, o secretário comentou que vai à Brasília em busca de uma aproximação com o Governo Federal: “Vamos levar ao ministro a pauta do dia a dia de quem atua na área de inovação. Pernambuco é um celeiro na área, alguns pernambucanos já foram ministros de Ciência e Tecnologia e temos o Porto Digital e o C.e.s.a.r. como alguns dos nossos referenciais na produção de conteúdo e na capacitação de profissionais”, disse.

Ressaltando a necessidade de uma maior atenção da União, Lessa, que foi nomeado para o cargo há pouco mais de um mês, fez uma síntese de como pretende conduzir os trabalhos à frente da pasta: “Precisamos fortalecer o relacionamento com as universidades, para colocar todo o conhecimento dos nossos profissionais a serviço da população. Travamos uma luta diária por orçamento, muito por conta de projetos travados em Brasília e nos Ministérios e iremos atuar pela liberação destes recursos”, afirmou.

Tendo participado de encontro recente na Câmara Americana de Comércio no Brasil (Amcham) para debater o Marco Legal para Ciência Tecnologia e Inovação, Lessa falou dos benefícios dessa iniciativa para o setor de inovação e destacou a lei semelhante que está para ser aplicada em Pernambuco: “O Marco é um grande avanço nacional. Em Pernambuco, temos a Lei Estadual, que vai fortalecer a parceria do setor produtivo com o acadêmico, que, dentre outras ações, vai facilitar a prestação de serviço de profissionais das universidades à instituições privadas, de forma desburocratizada, proporcionando parcerias de grandes avanços”, declarou.

Entrevista completa em: https://goo.gl/H37vcY