O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação realizará a Caravana de Inovação em seis polos regionalizados com os objetivos de:

Descutir com a sociedade o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

Estimular a construção de Sistemas Territoriais de Inovação.

Promover Workshop de Inovação junto aos empresários locais.

Agenda

Sobre

Novas tecnologias, produtos, serviços e formas de trabalho vêm originando profundas transformações nas sociedades e nas economias contemporâneas. São processos que criam oportunidades para mudanças no panorama econômico e na vida social de todos os países e regiões do mundo.

Aproveitar estas oportunidades e utilizá-las da melhor maneira possível, considerando as competências e as especificidades de cada lugar, para corrigir velhas distorções e enfrentar os novos paradigmas do processo de inovação para um futuro mais promissor, é o grande desafio mundial.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado de Pernambuco tem como função propor, fomentar e executar estratégias e ações de ciência, tecnologia e inovação em consonância com os desafios atuais e futuros impostos à sociedade pernambucana, considerando os mais diversos agentes do Sistema Pernambucano de Inovação (SPIn).

Neste sentido, o Governo do Estado de Pernambuco por meio da SECTI realizará entre os meses de julho e setembro a CARAVANA DA INOVAÇÃO, um evento para formulação e planejamento da execução da política de incentivo a ciência, a tecnologia e a inovação no estado de Pernambuco, enfrentando assim o grande desafio mundial.

A Caravana tem como principais objetivos:

  • Discutir com a sociedade a elaboração do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, com foco especial nas diferentes regiões do estado considerando suas especificidades e competências;

  • Estimular o processo de construção de Sistemas Territoriais de Inovação;

  • Promover o Workshop para Inovação apresentando e difundindo em cada região, instrumentos federais e estaduais de apoio, fomento e financiamento à inovação nas empresas.

A Caravana passará por cinco municípios (que representam cinco grandes regiões do estado) recebendo as principais demandas das diversas regiões, levando para o interior do estado instituições e seus respectivos instrumentos de fomento e apoio a inovação nas empresas e ao final ocorrerá o seminário de consolidação em Recife.

Uma nova política para um novo Pernambuco:
mudança social, qualidade de vida e prosperidade

A Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para o estado de Pernambuco (ECT&I-PE) representa o esforço coletivo dos profissionais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, de diversos especialistas e instituições da Sistema Pernambucano de Inovação (SPIn) e da sociedade pernambucana em suas mais diversas regiões, para estruturar estratégias consistentes de ciência, tecnologia e inovação considerando as especificidades locais e conectadas com as tendências mundiais.

Busca-se, a partir da apresentação sobre a ECT&I-PE no interior do estado: divulgar os elementos essenciais acerca do debate sobre ciência, tecnologia e inovação; discutir e obter contribuições da sociedade relativas aos objetivos estratégicos, programas e ações da Estratégia.

SISTEMAS TERRITORIAIS DE INOVAÇÃO

Um Sistema Territorial de Inovação (STI) representa o conjunto de componentes sistêmicos necessários para o processo inovativo, cujo funcionamento e resultado difere de um território para o outro em virtude das especificidades de cada um, ou seja, representa uma rede de relacionamento entre instituições públicas e privadas presentes em determinado território, cujas atividades e interações buscam o desenvolvimento ou difusão de tecnologias e inovações.

Na perspectiva sistêmica, a capacidade de inovação das empresas depende não só de suas competências internas, mas da forma como elas enfrentam as mudanças e os desafios necessários ao seu desenvolvimento; e, também de como interagem entre si, com o setor público, com a academia e com as demais organizações presentes no território.

Em uma análise mais abrangente, o objetivo maior de um STI é o desenvolvimento econômico e social e a promoção da qualidade de vida por meio de inovações em determinado território.

Assim, a Caravana da Inovação pretende provocar a construção de Sistemas Territoriais de Inovação nas diferentes regiões do estado, buscando ampliar as redes de cooperação em torno de objetivos comuns, promovendo inovação e desenvolvimento.

WORKSHOP PARA INOVAÇÃO: FOMENTO E APOIO PARA AS EMPRESAS

O Workshop para Inovação representa uma iniciativa da SECTI de levar ao interior do Estado algumas das principais instituições de fomento, apoio e financiamento de iniciativas inovadoras e soluções tecnológicas para as empresas. Cada instituição apresentará, em linhas gerais, seus programas e mecanismos de promoção a inovação nas e para as empresas.

Os empresários de todas as regiões do estado de Pernambuco que queriam ampliar sua produtividade e competitividade terão a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas com técnicos e representantes de algumas das principais instituições nacionais e estaduais de fomento, apoio e financiamento. Serão apresentados instrumentos para o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, bem como o aprimoramento dos já existentes, além de inovação em marketing, inovação gerencial e organizacional, no ambiente produtivo ou social.

Programas que serão apresentados:
  • Linhas especiais de financiamentos para o desenvolvimento de inovações em produtos ou processo em suas mais diferentes fases (desde a concepção do projeto até colocação do produto no mercado);

  • Bolsas de estudo ou pesquisa (não reembolsáveis);

  • Auxílios financeiros não reembolsáveis para pesquisadores e empresas em projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, apoio a laboratórios e acervos multiusuários, entre outros;

  • Linhas de acesso subsidiado a serviços tecnológicos e de inovação;

  • Serviços de consultoria e assessoria gratuitos;

  • Apoio para captação de recursos;

  • Programas de qualificação de profissionais em atividades de inovação;

  • Apoio na gestão da inovação;

  • Serviços de consultoria tecnológica no processo produtivo;

  • Entre outros.

Cronograma Detalhado

Verifique a cidade mais próxima, faça sua inscrição e venha participar desse encontro com o futuro.

27/07/2016 - Petrolina – Auditório do SEBRAE
04/08/2016 - Araripina – CT do Araripe (Itep)
18/08/2016 - Serra Talhada - CT do Pajeú (Itep)
25/08/2016 - Garanhuns – Auditório do SENAI
26/08/2016 - Caruaru – Armazém da Criatividade
02/09/2016 - Recife – sede do Itep

Programação para o interior do estado
  • 8h às 8h30 – Credenciamento (apoio equipe local)

  • 8h30 às 12h - Construção da Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação

    • Mesa de abertura

    • 9h15 às 9h30 – Instruções sobre a dinâmica do evento e dos trabalhos em Grupo

    • Apresentação da Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco pela Secretária Lúcia Melo

    • Construção de propostas em grupos de trabalho por eixo temático

    • Coffee break

    • Apresentação dos resultados em plenária

  • 12h às 14h – Workshop para Inovação: Apresentações dos instrumentos de fomentos, apoio e financiamento a inovação para as empresas

Realização

Apoio e Participação