AEDES: QUE MOSQUITO É ESSE?

12 junho 2018

De forma lúdica e com alta tecnologia, exposição explora vários aspectos das arboviroses e seu transmissor

Está oficialmente inaugurada a nova exposição do Espaço Ciência: “Aedes: que mosquito é esse?”.  A mostra é uma iniciativa do Museu da Vida/Fiocruz e da farmacêutica Sanofi e vem pela segunda vez ao Museu Interativo de Ciência de Pernambuco, reformulada e com novas atrações. De forma lúdica e com alta tecnologia, ela explora vários aspectos das arboviroses e de seu transmissor.

Os estudantes da Escola Pedro Augusto Carneiro Leão foram os primeiros a conhecer a nova atração. Em  jogos digitais interativos, puderam conhecer melhor sobre os vírus da dengue,  chikungunya e zika; e também sobre o seu transmissor: o mosquito Aedes aegypti.

Uma impressionante escultura de mosquito fêmea, com mais de dois metros – criação do artista plástico Ricardo Fernandes –, chama a atenção ao usar alta tecnologia para instigar a curiosidade. A partir da interação com sensores distribuídos em partes específicas do modelo 3Dinformações são projetadas em uma tela, com textos, imagens e animações.

De forma lúdica e interativa, a meninada também pôde conhecer as doenças transmitidas pelo Aedes, as principais pesquisas em andamento e as medidas de controle dos vetores que transmitem essas arboviroses. Com um óculos de Realidade Virtual, os alunos se divertiram tentando seguir o mosquito dentro de uma casa.

SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO – A abertura da exposição ficou à cargo dos representantes da Fiocruz, Fiocruz Recife, Sanofi e do Espaço Ciência: Valcler Rangel, Sinval Pinto, Richard Moralez e Antonio Carlos Pavão. Todos eles ressaltaram a importância de ações de popularização da Ciência para a promoção da saúde da população.

A solenidade também contou com a presença de representantes da Secti (Secretaria de Ciência, Tecologia e Inovação), Secretaria Estadual de Saúde, Secretarias de Saúde de Recife e de Olinda, UFPE, UFRPE e do vereador Renato Antunes, vice-presidente da Comissão Parlamentar de Educação da Câmara de Vereadores do Recife.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

AGENDE SUA VISITA – A exposição fica no Espaço Ciência até 2019 e, para agendar uma visita de grupos de mais de dez pessoas, é só acessar o formulário abaixo. Grupos menores não precisam agendar. Basta vir ao Museu em seu horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, de 13:30h às 17h. Mais informações: (81) 3241.3226.

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE VISITA