Empresários e estudantes participaram da Caravana da Inovação em Araripina

by Ailton Pedroza
4 semanas ago
65 Views

Empresários e estudantes participaram da Caravana da Inovação em Araripina

A segunda parada da Caravana da Inovação ocorreu na tarde desta segunda-feira (08/11) na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, em Araripina, no Sertão do Araripe. O encontro promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), para debater os novos rumos da politica de CT&I de Pernambuco, reuniu autoridades e empresários do setor do gesso da região e estudantes da rede pública de ensino.

O secretário de CT&I, Lucas Ramos destacou a ação como essencial para definir prioridades, nortear políticas de fomento à pesquisa e desenvolvimento, assim como destinar recursos públicos para o setor. “Desembarcamos com a Caravana da Inovação em Araripina buscando ouvir a sociedade, as pessoa de uma forma geral, para que a gente possa construir um plano plurianual com as politicas públicas prioritárias para o setor de Ciência tecnologia”, enfatizou.

Aproveitando a presença de estudantes da ETE Pedro Muniz Falcão, Lucas aproveitou para lembrá-los da implantação de um espaço 4.0 naquela unidade de ensino. Os Espaços 4.0 serão laboratórios com tecnologias portadoras de futuro, inteiramente conectados com a produção e difusão de conhecimentos em Desenvolvimento de Games, Manufatura Avançada, Cultura Maker, Economia Criativa, Economia Circular, Negócios 4.0, Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

Lucas destacou que espaço vai fomentar empreendedores capazes de aumentar a produtividade e melhorar a competitividade das empresas locais a partir de serviços tecnológicos desenvolvidos na cidade de Araripina e na região do Araripe. “Queremos ver vocês futuros programadores, desenvolvedores de soluções tecnológicas, que vão ajudar as empresas locais em diversos segmentos”, completou.

O Sindicato da Indústria de Gesso de Pernambuco (Sindusgesso),que representa empresários dos setores de mineração, calcinação e artefatos e demais produtos de gesso, estava presente no encontro. Sua Presidente, Ceissa Campos Costa, destacou a necessidade de transformar o setor do gesso em uma indústria 4.0. “Precisamos discutir avanços na indústria do gesso, implantar softwares de gestão, rever logísticas e equipamentos, para que possamos desenvolver o setor e torná-lo mais eficiente”, reforçou.