Abertas inscrições para o curso de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciência da Linguagem

by Ailton Pedroza
3 meses ago
356 Views

Abertas inscrições para o curso de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciência da Linguagem

A iniciativa, que será ministrada nas dependências da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina, terá início de forma presencial em março de 2022

As inscrições para o curso de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciência da Linguagem estão abertas e podem ser feitas até janeiro de 2022. O curso, que será ministrado nas dependências da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina, faz parte de um acordo de cooperação técnica firmado entre a UPE, órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Os interessados devem fazer suas inscrições exclusivamente online pelo seguinte link: http://www.upe.br/petrolina/dinter/. A documentação exigida (verificar o edital) deverá ser digitalizada e enviada para o endereço eletrônico dinter.ppgcl@unicap.br, até o dia 21 de janeiro de 2022, inserindo como assunto da mensagem “Seleção Dinter UNICAP/UPE 2022”, sob pena de indeferimento da inscrição.

O curso de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Linguagem visa propiciar ao doutorando o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e metodológicos já obtidos no Mestrado possibilitando que sejam desenvolvidas habilidades necessárias para se tornarem pesquisadores autônomos, com pleno domínio de uma área temática em Ciências da Linguagem, bem como qualificar o profissional para atuar como docente do ensino superior.

Serão oferecidas 12 vagas. A seleção será feita de forma remota, mas as aulas serão presenciais, com início marcado para março de 2022. As vagas serão subsidiadas pelo Governo do Estado.

A seleção dos candidatos será realizada exclusivamente pelas plataformas digitais e executada por uma Comissão designada pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. O candidato cuja inscrição tiver sido homologada será submetido, de modo remoto, ao Processo Seletivo, que constará das seguintes etapas: Análise do Projeto de Tese, Exame em duas línguas estrangeiras, Entrevista: defesa do Projeto de Tese e, posteriormente, a Avaliação do Currículo Lattes e do Histórico Escolar do Mestrado.

Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e classificados, respeitando-se o limite de vagas estabelecido para o Dinter. Em caso de não efetivação da matrícula pelo candidato no prazo estipulado ou no caso de desistência de matrícula, outros candidatos aprovados e não classificados poderão ser convocados, em data a ser divulgada após o período regular de matrícula.

Pelo acordo, a Unicap será responsável pela cessão dos professores, controle do alunado e projeto pedagógico já aprovado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), enquanto a UPE ficará a cargo da parte estrutural (salas de aulas e demais espaços físicos necessários) e da captação de estudantes.

A coordenação será dos professores Benedito Gomes Bezerra (Unicap) e Geyner Alves dos Santos Cruz (UPE). O acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural terá vigência inicial de cinco anos.