Secti vai promover Caravana da Inovação para atualizar a política estadual de CT&I

by Ailton Pedroza
2 meses ago
412 Views

Secti vai promover Caravana da Inovação para atualizar a política estadual de CT&I

Ação itinerante vai passar por todas as regiões de desenvolvimento do Estado, em 12 cidades, ouvindo e coletando as demandas da sociedade, academia e dos mais diversos setores econômicos para atualizar a Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco (ECT&I-PE)

 

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti) dá início, no final de outubro, à 2ª Edição da Caravana da Inovação. O evento tem o objetivo de mobilizar a população pernambucana, empresas dos mais variados setores produtivos e as instituições do Sistema Pernambucano de Inovação (SPIn), para a discussão e construção da nova Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco (ECT&I-PE), para o período de 2023 a 2027.

O documento é fundamental para definir os eixos estratégicos e as linhas de ações que subsidiam os programas de CT&I que vão contribuir diretamente para o desenvolvimento socioeconômico de Pernambuco.

As contribuições já podem ser feitas a partir de hoje, em formato virtual, através de uma plataforma on-line, no endereço eletrônico https://www.caravana.pe.gov.br/ para que todos os pernambucanos possam colaborar e participar das atividades e debates. Dessa forma, a Secti fortalece as ações do governo digital e oferece à população diferentes mecanismos de acesso,  ampliando a participação na construção da ECT&I-PE, contemplando a diversidade social, estrutural e territorial de Pernambuco.

A largada acontece em Petrolina, no Sertão do São Francisco, onde a Caravana da Inovação será lançada dia 29 de outubro, às 10h, dentro da Programação da Campus Party Weekend, que acontece na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A ação itinerante vai passar ainda por mais 11 municípios pernambucanos (Araripina, Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Petrolândia, Garanhuns, Caruaru, Surubim, Goiana, Palmares e Recife) atingindo assim, todas as regiões de desenvolvimento, promovendo consultas públicas e coletando demandas da sociedade em seus mais diversos setores econômicos. 

A Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco (ECT&I-PE) é o documento que tem guiado as ações de instituições de CT&I do Estado, começando pelos órgãos vinculados à Secti, visando orientar as medidas a serem tomadas de forma articulada entre governo, empresas, Centros de Ensino Universitário e sociedade.