Lucas Ramos celebra os 79 anos do Instituto de Tecnologia de Pernambuco

by Ailton Pedroza
2 meses ago
92 Views

Lucas Ramos celebra os 79 anos do Instituto de Tecnologia de Pernambuco

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) celebrou, ontem, 79 anos de fundação. Uma das ações comemorativas à data é uma série de webinars, que será realizada esta semana, e que começou com um debate entre o presidente do Instituto, Antônio Vaz Cavalcanti, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos. O encontro também contou com a participação do secretário-executivo de CT&I, Leonildo Sales, além dos diretores da Secti, entre outros representantes públicos ligados ao setor.

Lucas Ramos ressaltou a importância do ITEP para o mercado de fruticultura existente no Sertão com a implantação do Labtox – que atesta a qualidade da fruta produzida na região do São Francisco, sobretudo Uva e Manga, dando lastro comercial ao produto para exportações. “A uva representa 98% da produção exportada, no todo são 100 mil hectares plantados de fruticultura e o Itep, via Labtox, tem participação importante nisso pois dá essa garantia de qualidade ao nosso produto”, disse.

O secretário de CT&I definiu o ITEP como um braço importante para a execução de importantes políticas públicas desenvolvidas em Pernambuco, ainda mais em tempos de ataques à ciência. “Os investimentos precisam ser potencializados e a gente vem fazendo isso. Em 2020 fomos o quarto Estado que mais investiu em produção científica”, disse em sua fala.

O ecossistema de inovação de Pernambuco, os investimentos anunciados pelo Governador Paulo Câmara – que é um entusiasta do trabalho desenvolvido pelo ITEP – fomentam a economia criativa, a produção no geral. “Enxergo como um momento ímpar em Pernambuco. São dados animadores que nos trazem ainda mais segurança para ampliar investimentos, inclusive aqui no ITEP”, finalizou Lucas Ramos, sendo celebrado pelo presidente do Instituto, Antônio Vaz Cavalcanti.