Secti e Facepe apresentam o Edital Inov.EDU em live na Internet  

by Ailton Pedroza
2 semanas ago
63 Views

Secti e Facepe apresentam o Edital Inov.EDU em live na Internet

O edital foi lançado recentemente pela Facepe para formação de executores e multiplicadores dos Espaços 4.0.
A ação tem um investimento de mais de R$ 1,42 milhão, e faz parte do Programa Forma.AI

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) realizaram nesta terça-feira (05/10), uma apresentação virtual do Edital Inov.EDU. A live foi transmitida no canal do Educa-PE no Youtube e contou com as participações do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, da Gerente de Formação Superior da Secti, Emilia Kohlman Rabbani, da Gerente de Estratégia para Inovação, Katarina Marques, e do Analista da Diretoria de Inovação e Internacionalização da Facepe, Marcelo Nazário. Os detalhamentos do Inov.EDU podem ser conferidos na íntegra pelo link: https://youtu.be/Di-bXBHNMeo.

A apresentação foi uma grande oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre o processo de submissão de propostas, cujo prazo se encerra no dia 25 de outubro. O secretário de CT&I, Lucas Ramos, destacou o momento importante que vive a educação de Pernambuco, já tão reconhecida como a melhor do país. “Temos o desafio de tornar ainda melhor a nossa rede de  ensino pernambucana. Junto ao secretário Marcelo Barros, e toda equipe da Secretaria de Educação e Esportes, juntos também com a Facepe e o presidente Jucá, estamos somando esforços para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento, promovendo capacitação e formação de pessoas”, disse, ao destacar que são duas correntes que o Governo de Pernambuco vem investindo muito. “Primeiro, o reforço da infraestrutura já instalada, com a melhora das Escolas Técnicas, de Referência e Regulares. E, mais do que isso, na construção de novas escolas, no apoio aos municípios para oferecer ensino de tempo integral para os anos iniciais, junto com uma rede de já 50 Escolas Técnicas feitas, a gente poderá aumentar ainda mais a quantidade de salas de aula para formação de ensino técnico”, reforçou.

Lucas Ramos ainda salientou a importância dos Espaços 4.0. “Recentemente, lançamos 22 laboratórios de manufatura avançada, onde haverá o fomento da economia criativa, o desenvolvimento de startups, a produção de conhecimento acontecendo com foco na resolução de problemas cotidianos das empresas, dos setores produtivos, nos desafios do dia-a-dia do serviço público. Esses espaços estarão instalados em escolas de ensino médio, de referência e técnicas”, contou, explicando que a partir dessas estruturas será possível oferecer ações de desenvolvimento de capital humano e formação de pessoas, estimulando a produção científica. “Aí que surge mais uma grande plataforma, o Forma.AI, programa que prevê até o final deste ano a formação de 10 mil pernambucanos em tecnologias, habilidades e comportamentos do futuro. E junto à ação de hoje, o Inov.EDU, para que tenhamos esses agentes de fomento ao desenvolvimento territorial trabalhando nos espaços 4.0, estimulando os alunos, trazendo para perto as empresas e fazendo com que essa hélice tripla da inovação aconteça, com o Governo fomentando e financiando as ações, sempre conectando com academias, universidades, instituições de ensino superior, técnico e médio, permitindo, assim, o desenvolvimento de soluções tecnológicas”, concluiu o secretário.


O novo edital da Facepe vai disponibilizar R$ 1.425.600,00. Serão estruturados Objetos Digitais de Aprendizado (ODAs) pelos professores formadores e concedidas bolsas, via Facepe, para docentes executores e estudantes da rede pública estadual – Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) – garantindo uma formação completa em tecnologias portadoras de futuro e a criação de uma rede de multiplicadores dessas novas habilidades e conhecimentos para os 22 Espaços 4.0 em todo o Estado.

O Inova.EDU, além de contribuir com a formação qualificada de recursos humanos, é estratégico no fortalecimento de ambientes/ecossistemas voltados para pesquisa e inovação no Estado de Pernambuco. Serão beneficiadas, diretamente, 138 pessoas, além de mais de 6.600 usuários dos Espaços 4.0, de forma indireta.

Os interessados devem realizar a submissão de propostas no sistema AgilFAP até o dia 25 de outubro. Dúvidas relacionadas ao edital, devem ser enviadas a Diretoria de Inovação da FACEPE, através do e-mail: inovacao@facepe.br.

Forma.AI – É o maior programa estadual de formação de pessoas para as habilidades de futuro da história de Pernambuco, estruturado para aprimorar a qualificação de recursos humanos em diferentes níveis de educação, de forma acelerada e  preferencialmente nos segmentos de maior intensidade tecnológica nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias, Matemática e Computação (STEM+C – sigla originada do inglês Science, Technology, Engineering, Mathematics and Computing) que atenda às necessidades do mercado de trabalho, e, ao mesmo tempo, amplie as perspectivas profissionais e possa contribuir para mudanças na estrutura produtiva e social do estado.