Secti apresenta RePEPE durante a sétima edição do Connected Smart Cities e a terceira do Connected Smart Mobility

by Ailton Pedroza
3 semanas ago
86 Views

Secti apresenta RePEPE durante a sétima edição do Connected Smart Cities e a terceira do Connected Smart Mobility

Iniciativa terá a participação do secretário de CT&I, Leonildo Sales

“RePEPE: vetor de transformação digital, com inclusão social” é o tema da palestra que o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonildo Sales, irá proferir nesta quinta-feira (02), durante a sétima edição do evento nacional do Connected Smart Cities e a terceira edição do Connected Smart Mobility, que acontecerão simultaneamente (nos dias 01 e 02 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo) e em formato virtual (entre os dias 01 e 03 de setembro, com transmissão ao vivo exclusiva para inscritos). Os eventos são realizados pela Necta.

Durante a ocasião, Sales irá falar sobre o papel da RePEPE de viabilizar conectividade em todo o território de Pernambuco, interligando centros de pesquisa, escolas e unidades de saúde.

É que através de um backbone (linha de transmissão) a RePEPE leva internet banda larga de alta performance (1 a 10 Gigabytes), chegando nos municípios pernambucanos. A rede tem potencial para alcançar mais de 400 entidades.

O diferencial do modelo de implantação da RePEPE está baseado em parcerias público-privadas voluntárias, propiciando, inclusive, a redução de custos e o compartilhamento de benefícios. O convênio conta a parceria da Celpe e da RNP. Hoje a RePEPE já possui uma rede de 2.600 Km, presente em 11 das 12 regiões de desenvolvimento do estado, em 20 municípios, com 90 pontos conectados.

Connected Smart Cities – Envolve empresas, entidades e governos em um evento que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Connected Smart Mobility – Traz a realidade da mobilidade urbana no Brasil com a perspectiva do que está acontecendo no mundo na nova era da mobilidade: mobilidade para as pessoas, mobilidade ativa, mobilidade compartilhada, veículos elétricos, análise de dados, conectividade & integração e tendências. Estes sete fatores irão criar um ponto de inflexão da mobilidade nas cidades brasileiras nos próximos anos, com mudanças atingindo massa crítica na próxima década.