Parqtel e Senfio firmam parceria para desenvolvimento de novas soluções em IoT

by Ailton Pedroza
2 meses ago
169 Views

Parqtel e Senfio firmam parceria para desenvolvimento de novas soluções em IoT

Dentro do Centro de Manufatura Avançada (CMA) do Parqtel foi instalada uma antena com tecnologia LoraWan, que estabelece comunicação de dados em longas distâncias

O Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel) e a SENFIO, empresa que participa da Incubadora Parqtel de Projetos de Inovação Tecnológica (INBARCATEL), fecharam uma parceria estratégica para o desenvolvimento de novas tecnologias em Internet das Coisas para aplicações em Cidades Inteligentes, serviços de Saúde Digital e Agricultura de precisão, por exemplo.

Um dos primeiros projetos está focado justamente em tecnologias para monitoramento de pragas.

Dentro do Centro de Manufatura Avançada (CMA) do Parqtel foi instalada uma antena com tecnologia LoraWan. Através dela é possível estabelecer comunicação de dados por meio de rádio frequência, alcançando longas distâncias e promovendo redução nos custos.

Em áreas urbanas, o alcance chega a quatro quilômetros (Km). Já na zona rural, pode ser de até 12 Km ou mais.

A Senfio está aportando o hardware e a mão de obra de operação e manutenção, enquanto o CMA disponibiliza a infraestrutura e a conexão de internet, que é de ultra velocidade por estar integrada à A Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (RePEPE). O uso do protocolo LoraWan está disponível para todas as empresas embarcadas no Parqtel.