Secti apresenta edital do Prouni-PE aos gestores de escolas estaduais

by Ailton Pedroza
3 semanas ago
152 Views

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) apresentou nesta terça-feira (09/02), em encontro virtual com gestores de escolas estaduais, o edital de seleção de estudantes para o Programa Pernambuco na Universidade (PROUNI-PE). O programa irá destinar mil bolsas de estudos, no valor de R$ 500 reais cada, para alunos matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas em Pernambuco. A inscrição deverá ser feita pelo estudante, para a IES em que estuda, no período de 15 de fevereiro a 1º de março de 2021, através do link https://prouni.secti.pe.gov.br/.

O Gerente de Formação Superior da Secti, César Andrade, detalhou o edital e tirou as dúvidas dos gestores presentes no encontro. O Prouni-PE também vai destinar vagas a candidatos que comprovem ser professores do ensino fundamental ou médio em exercício da docência.

César destacou ainda o esforço do governo de estado em manter a educação como prioridade, e ressaltou a necessidade de destinar 70% das das vagas para estudantes das áreas Ciência e Tecnologia, como forma de estimular a formação de capital humano qualificado, para compor as vagas no mercado de trabalho.

O programa é destinado a estudantes não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal, per capita, não exceda o valor de um salário mínimo e meio. Podem concorrer os alunos que comprovem vínculo de matrícula nas instituições de ensino superior integrantes do PROUNI-PE e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. O processo seletivo dos bolsistas terá como critério de seleção, a nota mínima de 350 (trezentos e cinquenta) pontos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o qual deve ter sido realizado nos dois últimos anos.