Secretário de CT&I, Lucas Ramos participa da 26ª edição da Ciência Jovem

2 semanas ago

A Feira é organizada pelo Espaço Ciência e acontece de hoje (11) até o dia 13

Nesta quarta-feira (11), o secretário estadual de Ciência, Tecnolgia e Inovação, Lucas Ramos, participou da solenidade de abertura da 26ª edição da Ciência Jovem ao lado do secretário Estadual de Educação, Fred Amâncio; do diretor de Difusão Científica da Secti e coordenador do Espaço Ciência, professor Antônio Carlos Pavão. Também contou com a participação de representantes das Feiras Mostratec (André Viegas), Milset Amlat Brasil (Hélio Luiz Brochier) e Fundación Lasirc (Jimmy Lopes), além do estudante e ex-participante da feira, Carlos Daniel, representando os alunos. A cerimonia completa da abertura da 26º Ciência Jovem pode ser conferida neste link.

O secretário destaca a importância do fomento a pesquisa científica no estado. “Nós temos a segunda fundação de amparo à ciência mais antiga do Brasil: a Facepe. Somente em pesquisa científica, ela investiu mais de R$ 10 milhões em projetos apresentados pelos cientistas mais influentes do mundo”, disse, ao destacar, ainda, que em recente lista publicada pela Plos Biology, 20 professores da Universidade Federal de Pernambuco estão entre os mais prestigiados, “dos quais 19 pesquisadores desenvolveram ou ainda desenvolvem algum projeto com fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco”, ressaltou Lucas Ramos. Atualmente, a Fundação apoia 247 pesquisadores que coordenam auxílios à pesquisa, além de 7.613 estudantes bolsistas de graduação e pós-graduação em território pernambucano.

A Feira será realizada de forma virtual, devido à pandemia do coronavírus, e contará com projetos elaborados por estudantes de todo o Brasil e também de outros países – como Argentina, Colômbia, Paraguai e México. O evento terá Iniciação à pesquisa; Divulgação científica; Incentivo à pesquisa; Desenvolvimento tecnológico; Francis Dupuis; e Educação científica. Serão 6 categorias, 290 participantes, transmissões ao vivo, com possibilidade de integração por parte do espectador. Serão até 8 salas digitais acontecendo simultaneamente. Os vídeos ficarão disponíveis no canal do YouTube (Ciência Jovem), onde ocorrerá votação popular. Também vão ter apresentações culturais, e atividades especiais. E já pensando nas próximas edições, ao final do último dia de evento, será realizado o 2º Encontro de Organizadores de Feiras de Ciências. “Estudantes e pesquisadores estarão aqui, contribuindo para o desenvolvimento do Espaço Ciência, onde Ciência se junta com Tecnologia para tornar mais fácil e prático o processo de aprendizagem”, destaca o secretário Lucas Ramos.

“Nós acreditamos que tudo vai correr bem e que será uma experiência muito proveitosa para todos”, é o que afirmou o diretor de Difusão Científica da Secti, professor Antônio Carlos Pavão, coordenador do Espaço Ciência. “Nós aqui do Espaço, temos promovido formações para professores para realizar os projetos. Neste ano, intensificamos esse trabalho para dar suporte aos professores e aos alunos. As pessoas que participam da feira uma vez, já não param mais, querem estar nas próximas. É um orgulho ver antigos estudantes que participaram e hoje já são professores”, destacou.

Ciência Jovem – É uma Feira de Ciências que, anualmente, reúne em Pernambuco projetos de estudantes e professores de todos os estados brasileiros e de outros países. É uma das maiores e mais antigas do Brasil. Para conferir a programação completa, acesse aqui: