Lucas Ramos participa de reunião na Fiepe para aproximar ações da Secti ao setor produtivo

2 semanas ago

A ideia é ampliar a atuação do setor público no apoio ao desenvolvimento de ambientes de inovação fortalecendo a indústria

Aproximar os setores produtivos e desenvolver os ambientes de inovação tem sido os principais objetivos da gestão do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos. Por isso, nesta quarta-feira (09), ele esteve na sede da Federação de Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), em Santo Amaro, para uma reunião com o presidente do órgão, Ricardo Essinger. Na ocasião, ainda estiveram presentes Carmelo Bastos, Diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e Camila Barreto, diretora Regional do Senai Pernambuco.

“Nosso intuito é ampliar a atuação do Governo de Pernambuco, por meio da Secti, junto ao Sistema S. Já tivemos uma primeira conversa com o Sesc e o Senac o que, consequentemente, permitiu a elaboração de projetos em parceria com a faculdade Senac para a realização de cursos e especializações em Ciência e Tecnologia voltados para os comerciários”, disse o secretário Lucas Ramos, ao destacar que a ideia é conseguir uma interação maior entre a indústria e as empresas incubadas e embarcadas no Parqtel, e em outros ambiente de inovação. “Estamos iniciando um momento de construção de programas de aceleração para as empresas que buscam maior competitividade no mercado”, pontuou.

O presidente da Fiepe, Ricardo Essinger destacou que “fazer a ligação entre o setor produtivo juntamente com a ciência, tecnologia e a inovação é fundamental para que ocorra a integração entre todos de forma positiva. Só assim é que vamos conseguir ampliar parcerias e desenvolver Pernambuco”. Camila Barreto, diretora Regional do Senai Pernambuco, reforçou a importância das ações conjuntas. “Vamos trabalhar no estreitamento da relação com programas que possam fomentar projetos de inovação para gerar a competitividade da nossa indústria”, afirmou.

Uma reunião entre os diretores do Senac e da Secti está marcada para a próxima semana. “Começamos um processo de diálogo para incorporar a instituição nas ações que estamos desenhando para a Secretaria”, informou o diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior Secti, Carmelo Bastos.

Fiepe – A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) nasceu com o intuito de promover o desenvolvimento da indústria local, contribuir para o aperfeiçoamento empresarial e melhorar as condições socioeconômicas regionais e nacionais. De 1939 para cá, quando a instituição foi fundada pelo industrial Joseph Tourton, conquistou uma base sindical forte e integrada, composta por 33 sindicatos de diversos segmentos industriais.

Dentre os serviços oferecidos pela instituição, destacam-se as pesquisas técnicas, o apoio jurídico, o suporte para exportações e intermediação de convênios internacionais, os cursos de capacitações e as ações de incentivo à qualidade e competitividade.

Confira aqui mais fotos.