TV Pernambuco muda grade de programação para apoiar ações contra a covid-19

2 semanas ago

A Empresa Pernambuco de Comunicação S.A. – EPC, responsável pela TV Pernambuco (TVPE), fez mudanças na grade de programação da emissora para auxiliar o governo o estado no combate da Covid-19. Desde o início das atividades de prevenção e combate ao coronavírus a TVPE já fez inúmeras mudanças. Um exemplo foi a parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (Seduc) para a exibição do conteúdo programático da rede de ensino no estado e ainda de aulões voltados para estudantes que farão o Enem no final do ano.

O EDUCA-PE além de transmitir aulas possibilita a interação dos estudantes por meio das redes sociais. Os programas são exibidos de segunda a sexta, das 13h às 17h. As teleaulas são geradas da Escola de Educação à Distância, que fica no bairro de Santo Amaro, no Recife. Também há previsão de outros produtos serem integrados em breve ao EDUCA-PE.

Para o Diretor-Presidente da EPC/TVPE, Gustavo Almeida, a exibição do EDUCA-PE está oferecendo oportunidade de acesso ao conteúdo através de sinal aberto de TV, para pessoas em diversas localidades que muitas vezes, não têm acesso à internet.

“O papel social da televisão pública é fundamental na democracia. Oferecer conteúdo relevante e de interesse público que informe e colabore para a cidadania e o senso crítico da população é dever de toda TV pública”, destacou Gustavo.

A TV pública do estado se tornou ainda a principal emissora dos pronunciamentos do governador Paulo Câmara e das coletivas de imprensa do Palácio Campo das Princesas, em transmissões ao vivo na programação da TVPE e disponíveis também nos demais canais online da emissora.

Segundo Gustavo além dos pronunciamentos, a TVPE está veiculando peças de orientação à população, tanto produzidas pela comunicação oficial do governo, quanto pela própria equipe da TV, e também por profissionais de educação, saúde e por artistas.

Os artistas locais também tiveram espaço na tela da TVPE com o programa Pernambuco.Som, em uma iniciativa inédita na televisão aberta pernambucana. O projeto é uma proposta de plataforma transmídia, envolvendo streaming e canais de compartilhamento de vídeo na internet, televisão aberta e redes sociais, com shows transmitidos ao vivo e também clipes e outros produtos de entretenimento musical, veiculados durante a programação da TVPE e disponíveis nos demais canais online da emissora. As performances são exibidas diariamente. O projeto conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

As crianças também foram beneficiadas com mais tempo de exibição de programas infantis nas tardes de domingo. A criançada pode acompanhar as aventuras de “Além da Lenda”, “Pedrinho e a Chuteira da Sorte”, clipes do “Mundo Bita”, “Cordel Animado!” de Mariane Bigio, “Contarola” e “Conto de Casa”, com Carol Levy como uma forma lúdica de entreter as crianças esse momento de isolamento social.