FACEPE participa da chamada CONFAP e União Europeia para o diagnóstico do Coronavírus

by Ailton Pedroza
2 meses ago
158 Views

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco convida pesquisadores para participarem do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Terapêutica e Diagnóstico para Combater Infecções por Coronavírus. A iniciativa faz parte do Edital FACEPE 04/2020, que é fruto de parceria com a European Ressearch Area (ERA) Coronavirus Platform no âmbito do Horizon 2020. Esta plataforma coopera com a chamada internacional ?Development of therapeutics and diagnostics combatting coronavirus infections (IMI2-2020-21-01)?.

Seu objetivo em Pernambuco é apoiar um único projeto de pesquisa para identificar novos agentes terapêuticos ou sistemas de diagnóstico precoces, eficazes e confiáveis relacionados ao novo coronavírus (SAR-CoV-2).  A FACEPE fará o julgamento de propostas das instituições de ensino e pesquisa estaduais em colaboração com a ERA.

A FACEPE apoiará uma proposta de projeto de pesquisa de duração de 12 meses e deve apresentar valor máximo de R$ 50.000,00 a serem distribuídos em valores de custeio, capital, diárias e passagens. Esse edital não custeará bolsas. Coordenadores interessados devem enviar as propostas aprovadas pela ERA Coronavirus Platform entre os dias 15 de abril e 15 de maio de 2020 para a FACEPE, através dos seguintes passos:

  • Acessar o AgilFAP com seu login e senha (agil.facepe.br/);
  • Escolher o item ?Bolsas e Auxílios?;
  • Escolher, em Auxílios, a modalidade ?APQ ? Projeto de Pesquisa?;
  • Selecionar a opção ?Edital 04/2020 ?Terapias e Diagnósticos Coronavírus.

No formulário online no AgilFAP deve ser incluído o plano de trabalho, carta de anuência da instituição executora de Pernambuco e a carta de anuência do pesquisador estrangeiro cuja proposta tenha sido aprovada pela ERA Coronavirus Platform. O proponente deve manter o seu CV Lattes atualizado.

O edital completo está disponível no www.facepe.br. Outras informações sobre a chamada internacional podem ser obtidas no site da Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (www.confap.org.br).