Inovação e Conectividade é destaque em reunião da Associação das Empresas do Polo Pernambuco – Paraíba

by Marta Maranhão
3 semanas ago
90 Views

Secretário Aluísio Lessa e equipe estiveram presentes na ocasião

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, esteve acompanhado do cientista chefe do Parqtel, Carmelo Filho, e do Gestor do Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (RePEPE), Leandro Silveira, na reunião da Associação das Empresas do Polo Pernambuco – Paraíba (AEP), no The Plaza Business Center, na Ilha do Leite, para falar sobre inovação e melhoria da conectividade na Mata Norte.

Na ocasião, além de ser apresentada a RePEPE para os presentes, também se destacou a importância do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel), no que se refere ao desenvolvimento da inovação.

“Receber o convite para participar dessa reunião foi importante para unir o setor público e o privado. A ideia agora é aproximar a estrutura do Governo do Estado para que a gente possa levar inovação e conectividade de qualidade para quem já investe na área”, avaliou Lessa, ao destacar que, a reunião aconteceu no memento certo, quando se aproxima a regulamentação do Marco Legal de Inovação. “Agora as coisas irão acontecer com mais fluidez, menos burocracia e mais foco”, disse, ao destacar a importância de ter encontrado pessoas que conhecem a fundo a economia de Pernambuco. “A intenção é que o Estado possa encontrar soluções para os problemas que já são do conhecimento de todos nessa área de inovação e conectividade. E essas soluções que tanto falamos só serão possíveis se tivermos muita união e parceria”, finalizou ele.

Já Carmelo Filho, explicou que para ajudar a Mata Norte no que se refere a inovação, a saída seria desenvolver um ambiente de inovação na região. Um ambiente conectado com o Parqtel e com o Porto Digital. “Quanto a conectividade, seria importante a expansão da RePEPE. Porém, viemos mostrar o que temos para oferecer enquanto Secti e, agora, vamos esperar a demanda dos profissionais que trabalham na área de inovação e conectividade da Mata Norte. A ideia é que juntos, setor público e privado, a gente possa trabalhar na melhor solução”, destacou.

“A participação da Secti foi de extrema importância porque veio trazer informações de como o estado hoje está preparado na área de inovação e tecnologia. Cabe agora as empresas se aproximarem da secretaria para que a gente possa realmente utilizar essas estruturas e essas alternativas que estão sendo oferecida pelo Estado. Só assim é que vamos poder avançar e trocar experiências”, disse a diretora executiva da AEP, Margarete Bezerra Cavalcanti.

RePEPE – Rede digital óptica de alta performance – com velocidade de 1Gb/s a 10Gb/s – que conecta instituições de educação ou pesquisa, públicas ou privadas, podendo contemplar demais órgãos ou entidades do poder executivo estadual e dos demais poderes.