Parqtel firma parceria com Itep para uso compartilhado de infraestrutura

by Ailton Pedroza
3 semanas ago
98 Views

O Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas – Parqtel e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco – Itep firmaram acordo de cooperação técnica para compartilhamento de infraestrutura. O acordo visa promover mútua cooperação entre Itep e Parqtel criando sinergia na cadeia de inovação com foco em soluções industriais, beneficiando assim empresas e Institutos de Ciência e Tecnologia do Sistema Pernambucano de Inovação (Spin). O termo de cooperação técnica foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco desta quarta-feira (05/02).

Além do compartilhamento de infraestrutura, o Itep também cedeu alguns equipamentos que foram instalados no Laboratório de Pré-testes de conformidade do Parqtel. São dois microscópio para verificação e identificação de falhas em materiais metálicos ou placas, três multímetros digitais de bancada (equipamento eletrônico que serve para medir grandezas elétricas), três osciloscópios Digitais de Bancada (aparelhos eletrônico que permite visualizar e analisar uma leitura de ondas, sendo capaz de identificar sinais sonoros, vibrações de motor, entre outras), um espectrofotômetro (aparelho cuja função é medir e comparar a quantidade de luz – energia radiante – absorvida por uma determinada solução) e um Condutivímetro (equipamento onde os dados de condutividade podem determinar a condutividade da solução, concentração de soluções, detectar contaminantes e determinar a pureza da água).

Com a chegada desses equipamentos, o Laboratório de Pré-testes de Conformidade do Parqtel poderá oferecer serviços mais amplos, na avaliação de desempenho dos projetos incubados no Parque Tecnológico.

Além do Itep, o Parqtel também possui cooperação técnica com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – Cetene, o Porto Digital e o Centro de Inovação em Saúde e Educação da Faculdade Pernambucana de Saúde (Foz/IMIP).