Secretário Aluísio Lessa visita instalações da fábrica da Jeep 

by Aurino Rosendo
2 meses ago
142 Views

Para conferir in loco o funcionamento da mais moderna planta do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluísio Lessa, esteve, na manhã desta quinta-feira (17.12), nas instalações da Jeep, no município de Goiana, na Mata Norte do Estado. Aluísio visitou as diversas áreas do empreendimento e observou como se desenvolve o processo de produção no polo automotivo.

Recepcionado pelo Plant Manager, Perluigi Astorino, e pelo Diretor de Segurança Veicular e Conformidade Regulatória, João Irineu Medeiros, Aluísio – acompanhado da equipe técnica da SECTI, do cientista-chefe do Instituto de Inovação Tecnológica (IIT) da Universidade de Pernambuco (UPE), Alexandre Maciel, e do diretor da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), José Roberto de Souza Cavalcanti  – recebeu explicações sobre a vinda da Jeep à Goiana e visitou os espaços.

Em quatro anos de operação, a fábrica da Jeep produziu mais de 700 mil veículos. A planta é o primeiro SUV Center do Grupo FCA no mundo. Renegade, Compass e a picape Fiat Toro são os veículos produzidos em Goiana. O complexo conta com mais de 650 robôs e emprega atualmente 13,6 mil pessoas, incluindo os colaboradores das 16 empresas que integram o polo automotivo. Do total, 95% dos trabalhadores são nordestinos, sendo 85% pernambucanos.

Há cerca de um ano e meio a unidade vem operando em três turnos e alcançou a marca de mil carros produzidos por dia. Com uma demanda em larga escala, o Grupo FCA, que recentemente anunciou o investimento de R$ 7,5 bilhões na fábrica, planeja aumentar o número de funcionários e está estabelecendo uma parceria com a SECTI para o Estado formar profissionais com a grade curricular alinhada às necessidades da Jeep.

Ciente da responsabilidade social, a indústria promove projetos voltados para o meio ambiente e a sustentabilidade e educação. Uma destas iniciativas é a Rota do Saber, programa voltado para a capacitação de professores do Ensino Fundamental que até 2020 vai receber R$ 13,4 milhões de investimentos. Presente em seis municípios da região, a ação atende 183 escolas e já capacitou 1.100 professores, beneficiando 30 mil alunos.

Satisfeito com o tour, Aluísio Lessa destacou a eficiência e a inovação e ressaltou que o Governo de Pernambuco vai estar empenhado para garantir que as vagas geradas pelo Grupo FCA sejam preenchidas por profissionais pernambucanos. “Inovação é a palavra-chave para a Jeep produzir automóveis com tamanho padrão de excelência. E a eficiência da produção é algo fascinante. O governador Paulo Câmara sabe que o Grupo FCA acredita em Pernambuco e o Governo do Estado, através da SECTI, da UPE e da Poli, vai investir na formação de profissionais. Vamos desenvolver estratégias para garantir que pernambucanos ocupem os postos de trabalho que vão surgir”, declarou.