Oswaldo Cruz chega aos 135 anos cuidando do povo e formando grandes profissionais da saúde

by Aurino Rosendo
2 meses ago
161 Views

Os 135 do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) foram celebrados nesta quarta-feira (11.12), em uma cerimônia que reuniu a governadora em exercício Luciana Santos; o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa; o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão; o diretor do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco UPE, Gustavo Trindade; a diretora do hospital, Izabel Avelar; além de funcionários e colaboradores. Entre todos, prevaleceu o consenso de que o hospital é essencial para a saúde da população.

Integrante do Complexo Hospitalar da UPE, que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), o HUOC foi fundado com o nome de Hospital Santa Águida para tratar um surto de rubéola que atacava o Recife. Depois, se notabilizou no combate à tuberculose e, ao longo do tempo, foi oferecendo uma série de outros serviços para atender, sempre de maneira gratuita, aos Pernambucanos e a pacientes das regiões Norte e Nordeste.

O secretário Aluísio Lessa destacou o papel do hospital para a formação de profissionais e cuidados com a saúde do povo. “O Oswaldo Cruz é um hospital escola, que forma pessoas para a medicina, enfermagem e odontologia. É importante ressaltar o histórico de muita gente que passou por aqui, muitos professores, muitos cientistas, alunos e, principalmente, pacientes, que cuidaram de sua saúde aqui ao longo desse tempo. Como secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a qual a Universidade de Pernambuco está vinculada, a gente congratula todos os que fazem o hospital pelos 135 anos de fundação. Que venham muitos mais anos pela frente, para melhorar cada vez mais os serviços oferecidos aqui”, declarou.

Comemorando que o hospital vai passar a ter novos serviços, dentre eles o de radiologia, a diretora Izabel Avelar falou da alegria em celebrar a data. “Estamos muito felizes em comemorar 135 anos do Hospital Oswaldo Cruz. É o reconhecimento de sua importância para Pernambuco. Atendemos à população de todo o estado e das regiões Norte e Nordeste, com uma infinidade de especialidades e ações que estão cada vez mais fortalecendo o SUS. Hoje é dia de comemorar, homenagear e reafirmar o compromisso que o Hospital Oswaldo Cruz tem com a sociedade Pernambucana”, comentou.

Pedro Falcão se disse orgulhoso por ser reitor da UPE em um momento tão importante para a história do hospital. “É uma honra ser reitor da Universidade nesse momento tão importante que é o aniversário de 135 anos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. É um patrimônio do Estado, que está atendendo e salvando vidas 100% pelo SUS. Parabéns, Oswaldo Cruz”, afirmou.

Luciana Santos destacou que os serviços prestados pelo hospital universitário são a constatação de que o serviço público é indispensável para a garantia de direitos humanos básicos para a população. “Em um tempo onde temos que está sempre provando o óbvio, é necessário fazer do exemplo do Oswaldo Cruz o maior contraponto para quem acha que o serviço público não presta ou para quem acha que é preciso desmontar o investimento público em áreas que são tão essenciais e fundamentais aos direitos humanos básicos, como a saúde. O Oswaldo Cruz tem mais de 100 anos de um ciclo de bons serviços prestados e de maturidade coletiva e profissional. Não poderia haver caraterística melhor para o hospital, que é responsável também pela formação médica, por que é escola e multiprofissional, não só da UPE como também das instituições parceiras”, concluiu.